/

O enorme Zachariæ Isstrøm está a despejar icebergs no oceano

A forma e o deslocamento do Zachariæ Isstrøm, um enorme glaciar da Gronelândia, mudou dramaticamente nos últimos anos, alertou Jeremie Mouginot, investigador do departamento científico da Universidade Californiana de Irvine.

O glaciar está a despejar “grandes icebergues no oceano, no que resultará na subida do nível do mar nas próximas décadas”, referiu o investigador.

A conclusão de Jeremie Mouginot baseia-se em imagens de satélite recolhidas ao longo dos anos pelas agências espaciais e pela monitorização da forma, tamanho e posição do glaciar durante um largo período de tempo.

O aquecimento das águas dos oceanos estão a corroer os glaciares por baixo e o aumento das temperaturas do ar a derretê-los à superfície.

O Zachariæ Isstrøm está a ser comido por cima e por baixo“, declarou, por seu turno, Eric Rignot, professor de ciências do sistema terrestre da UCI.

O topo do glaciar está a derreter em resultado de décadas em que se registou um aumento das temperaturas do ar, enquanto a parte submersa está comprometida pelas correntes de água quentes. Isto provoca a quebra do glaciar em pedaços, fazendo-o recuar“, relatou o especialista.

Outro grande glaciar junto do Zachariæ Isstrøm, conhecido por Nioghalvfjerdsfjorden, também está a derreter, mas de forma menos rápida, porque está protegido pelo relevo.

Estudos indicam que estes dois glaciares possuem cerca de 12% do gelo da Gronelândia e que o seu colapso total causaria uma subida global dos oceanos em 99,06 centímetros.

O Zachariæ Isstrøm estende-se por uma área de 91,780 km2.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.