O empresário mais odiado do mundo acaba de ser preso

731

NEPA Scene / Flickr

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals - durante uns dias, O Homam Mais Odiado do Mundo

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homam Mais Odiado do Mundo

O FBI deteve esta quinta-feira, com acusações de fraude, o empresário e farmacêutico Martin Shkreli, que em setembro subiu em quase 5.000% o preço de um medicamento depois de o adquirir ao laboratório que o fabricava originalmente.

Martin Shkreli, empresário da área das farmacêuticas que em setembro causou uma onda de indignação no mundo por ter subido o preço de um medicamento de 12 para 670 euros, foi detido pelo FBI.

Segundo adianta a Bloomberg, Shkreli, de 32 anos, foi detido por suspeitas de fraude com valores mobiliários no fundo de investimentos MSMB Capital Management, uma das empresas que fundou e que entretanto abriu falência milhões de dólares de prejuízo.

Shkreli é acusado de desvio de fundos, alegadamente através de pagamentos fictícios por serviços de consultoria não prestados.

O milionário farmacêutico de Brooklyn, filho de pai albanês e mãe croata, incendiou as redes sociais e gerou uma onda de indignação nos EUA depois de a sua Turing Pharmaceuticals ter em agosto adquirido à Impax Laboratories, por 55 milhões de dólares, o Daraprim.

Este medicamento é usado no tratamento da toxoplasmose, uma doença infecciosa, geralmente provocada pelas fezes e urina dos gatos, e que é particularmente nefasta para quem tem sistemas imunitários débeis, como é o caso dos doentes com SIDA e dos fetos no útero materno.

A primeira medida que Shkreli tomou após a aquisição do Darapim foi aumentar o seu preço, que passou de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 dólares (670 euros).

Há dois dias, Shkreli tinha voltado a ser notícia por aumentar novamente o preço de um medicamento – desta vez, do tratamento usado para a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

Num outro caso recente, Shkreli lançou a revolta entre os fãs dos Wu-Tang Clan, por ter gasto milhões de euros a comprar a única cópia de um álbum da banda de hip-hop americana – anunciando a seguir publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.

Ao que parece, o empresário não tem este tipo de atitudes meramente movido pelo lucro. Ele é só (alegadamente) um perfeito cretino.

AJB, ZAP

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas este idiota , só mesmo preso é que está bem. A sua maldade o destruirá rápidamente. Se auto-destruirá. Os tempos que correm,já não permitem este tipo de comportamentos. Observem apenas.

RESPONDER

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …

-

Morte de porcos nadadores das Bahamas é um mistério, mas a culpa pode ser dos turistas

Vários dos famosos porcos nadadores das Bahamas apareceram mortos e ninguém sabe explicar como é que isso aconteceu, mas há especulações de que a culpa pode ser dos turistas. A chamada Praia dos Porcos, ou Big …