/

O empresário mais odiado do mundo acaba de ser preso

3

NEPA Scene / Flickr

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals - durante uns dias, O Homam Mais Odiado do Mundo

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homem Mais Odiado do Mundo

O FBI deteve esta quinta-feira, com acusações de fraude, o empresário e farmacêutico Martin Shkreli, que em setembro subiu em quase 5.000% o preço de um medicamento depois de o adquirir ao laboratório que o fabricava originalmente.

Martin Shkreli, empresário da área das farmacêuticas que em setembro causou uma onda de indignação no mundo por ter subido o preço de um medicamento de 12 para 670 euros, foi detido pelo FBI.

Segundo adianta a Bloomberg, Shkreli, de 32 anos, foi detido por suspeitas de fraude com valores mobiliários no fundo de investimentos MSMB Capital Management, uma das empresas que fundou e que entretanto abriu falência milhões de dólares de prejuízo.

Shkreli é acusado de desvio de fundos, alegadamente através de pagamentos fictícios por serviços de consultoria não prestados.

O milionário farmacêutico de Brooklyn, filho de pai albanês e mãe croata, incendiou as redes sociais e gerou uma onda de indignação nos EUA depois de a sua Turing Pharmaceuticals ter em agosto adquirido à Impax Laboratories, por 55 milhões de dólares, o Daraprim.

Este medicamento é usado no tratamento da toxoplasmose, uma doença infecciosa, geralmente provocada pelas fezes e urina dos gatos, e que é particularmente nefasta para quem tem sistemas imunitários débeis, como é o caso dos doentes com SIDA e dos fetos no útero materno.

A primeira medida que Shkreli tomou após a aquisição do Darapim foi aumentar o seu preço, que passou de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 dólares (670 euros).

Há dois dias, Shkreli tinha voltado a ser notícia por aumentar novamente o preço de um medicamento – desta vez, do tratamento usado para a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

Num outro caso recente, Shkreli lançou a revolta entre os fãs dos Wu-Tang Clan, por ter gasto milhões de euros a comprar a única cópia de um álbum da banda de hip-hop americana – anunciando a seguir publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.

Ao que parece, o empresário não tem este tipo de atitudes meramente movido pelo lucro. Ele é só (alegadamente) um perfeito cretino.

AJB, ZAP //

3 Comments

  1. Mas este idiota , só mesmo preso é que está bem. A sua maldade o destruirá rápidamente. Se auto-destruirá. Os tempos que correm,já não permitem este tipo de comportamentos. Observem apenas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.