/

O email faz mal à saúde e afecta a produtividade no trabalho

5

pennstatenews / Flickr

O email é uma excelente ferramenta de comunicação, usada por muitos na sua actividade profissional, mas que pode acarretar problemas de saúde por causa do stress e da pressão que motiva, com reflexos na vida pessoal e no rendimento no trabalho.

Estas conclusões fazem parte de um estudo elaborado pelo centro de pesquisa britânico Future Work Centre.

Não é apenas a quantidade de emails que causa stress e tensão, mas também a forma como se lida com eles, nomeadamente em termos de hábitos de leitura e gestão dos mesmos.

A necessidade de se estar sempre sob controlo da caixa postal electrónica é um factor de pressão que está associado a “mais exemplos do impacto negativo do trabalho na vida familiar e do impacto negativo da vida familiar na performance no trabalho”, constata-se no estudo divulgado no site do Future Work Centre.

A investigação liderada por Richard MacKinnon, que vai ser apresentada no dia 7 de Janeiro, na conferência anual da Sociedade Psicológica Britânica (BPS), questionou cerca de duas mil pessoas do Reino Unido, de várias áreas profissionais, quanto aos seus hábitos de uso do email.

A ideia era analisar se dados como a tecnologia, o comportamento, a demografia e a personalidade desempenham um papel importante na percepção das pessoas quanto à pressão que o email exerce nas suas vidas.

As conclusões retiradas indicam que há uma “forte relação” entre receber notificações automáticas (do tipo dos alertas emitidos pelo Facebook) no email e a “percepção da pressão do email”.

Esta pressão é sentida particularmente por quem mantém o email ligado durante todo o dia e mais pelos gestores do que por outros funcionários com menos responsabilidades.

O estudo apurou ainda que quem verifica o email logo de manhã ou ao fim da noite, acreditando estar a fazer uma boa gestão do processo, está sujeito a níveis mais elevados de stress e de pressão.

“A nossa pesquisa mostra que o email é uma espada de dois gumes. Embora possa ser uma ferramenta de comunicação valiosa, é claro que é uma fonte de stress e de frustração para muitos de nós. As pessoas que o reportam como sendo mais útil para elas também revelam os níveis mais elevados da pressão do email”, explica Richard MacKinnon citado pelo site Science Daily.

“Os hábitos que desenvolvemos, as reacções emocionais que temos às mensagens e a etiqueta organizacional não escrita em torno do email combinam-se numa fonte tóxica de stress que pode afectar negativamente a nossa produtividade e bem-estar“, acrescenta o investigador.

O estudo releva também a importância da personalidade na moderação entre a pressão do email e o equilíbrio trabalho-vida pessoal.

“As pessoas que avaliam de forma mais baixa a sua própria capacidade e sentido de controle sobre o seu ambiente descobrem que o trabalho interfere mais com a sua vida familiar e vice-versa”, constata-se na investigação.

A análise apresenta ainda dicas para ajudar os utilizadores do email, particularmente no caso dos maus hábitos, aconselhando, nomeadamente, a avaliar se é mesmo necessário verificar o correio electrónico tantas vezes e a planificar cada dia, dando prioridades a outras tarefas laborais antes de que as prioridades dos outros invadam a caixa postal.

SV, ZAP

5 Comments

  1. Para quem queira aprender a gerir os emails sem stress e poupar cerca de uma a duas horas diárias na sua gestão, aconselho o livro “O Monstro dos Emails” da editora Lídel.

  2. Iliteracia eventualmente de quem escreve.
    Disse e passo a citar “email é uma espada de dois gumes”
    Pois… Deve querer dizer uma faca de dois gumes.
    Todos sabemos que todas as espadas são afiadas dos dois lados. (dois gumes)
    Alguém bem conhecido disse em certa altura que era “uma faca de dois legumes”.
    É essencial que um jornalista saiba o que diz e transmita essa ideia correctamente a quem lê. Neste caso é visível que não se tratou de um lapso, mas antes de um profundo desconhecimento. Lamentável.

  3. Por acaso nem todas as espadas têm 2 gumes, katana, p.ex. , portanto a afirmação do Sr. Jornalista é tão correta como a sua. Sabichão…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.