/

O eclipse visto de um avião parece a visão do fim do mundo

5

A companhia aérea Alaska Airlines ajustou o seu plano de voo para que os passageiros pudessem ver o único eclipse solar de 2016, que aconteceu esta semana.

Muitos astrónomos estiveram a bordo para ver o eclipse solar a 35 mil pés (mais de 10 km) de altitude.

O voo 870 da Alaska Airlines, de Anchorage (Alasca) para Honolulu (Havai), partiu no dia 8 de março às 14h, 25 minutos mais cedo do que o habitual.

O eclipse, com dois minutos de duração, seria perdido caso a mudança não fosse feita. Um plano de voo especial foi preparado para encontrar a rota mais eficiente, tendo em conta o tempo e o vento.

Para quem estava no avião, o sol ficou completamente tapado pelo disco negro da lua durante 1m53s, a partir das 17h35.

O vídeo gravado pelo astrónomo Mike Kentrianakis, da American Astronomical Society, foi agora divulgado e também nós – à semelhança dos passageiros do avião, que reagiram eufóricos à vista do fenómeno – nos podemos maravilhar com a cena.

É possível ouvir os gritos e aplausos a encher a cabina à medida que se compõe uma visão digna do fim do mundo, com a sombra da lua a alinhar-se com o sol, formando uma corona.

Parece o apocalipse – e é lindo, não acha?

HypeScience

5 Comments

  1. Era obviamente um astrónomo da American Religious Society! Não percebo como pode alguém que se intitula cientista ter um tal orgasmo teísta. Ridículo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.