Nudistas escolhem Machu Picchu como local favorito para as suas fotografias

My Naked Trip

-

Em pouco tempo, nas redes sociais, um vídeo que mostra um casal a correr nu pelo corredor central de Machu Picchu, no Peru ganhou imensa popularidade. O vídeo mostra duas pessoas a correr e as reacções com surpresa e gargalhadas dos presentes.

Em poucos dias, o vídeo tornou-se viral na internet.

O vídeo foi filmado a 27 de fevereiro, e não foi o primeiro episódio nudista no local. Nos últimos meses, as pedras sagradas de Machu Picchu tornaram-se cenário para um estranho fenómeno onde turistas procuram, de alguma forma, serem fotografados nus dentro do histórico monumento.

Em novembro, a polícia de Cuzco deteve dois estrangeiros, o neozelandês Topp Mathew Jared e o australiano Liam Timothy, depois de se terem fotografado nus na área do parque conhecida como Casa do Guardião.

A polícia apagou os arquivos digitais da câmara, tendo, contudo, uma das fotografias acabado por ser divulgada nas redes sociais, com Jared e Timothy a usar apenas gorros na cabeça para se protegerem do frio habitual na altura do fim do ano.

Estes casos cada vez mais comuns têm deixado as autoridades em alerta. Ricardo Ruiz Caro, director do Instituto Nacional Cultura Cuzco, responsável pela administração de Machu Picchu, ordenou que a vigilância fosse redobrada no parque arqueológico para “evitar estes factos lamentáveis que atentam contra o património cultural”.

Marketing

Tudo começou em julho do ano passado, quando a marca de roupas britânica Time & Clothing usou o nudismo em Machu Picchu como estratégia de marketing.

No vídeo publicado no YouTube, a marca pergunta: “Já se perguntou como seria ficar nu num dos locais mais espectaculares do mundo?”. Nas imagens, um homem nu aparecia em atracções turísticas como o deserto de sal Salar de Uyuni, na Bolívia, as pirâmides de Chichen Itzá, no México, e, claro, Machu Picchu.

Desde que essa campanha foi lançada que começaram a aparecer nudistas no parque arqueológico. Os primeiros foram Jared e Timothy. Depois, vieram a público as fotos do israelita Amichay Rab, que fez uma viagem pela América Latina onde coleccionava fotos onde posa nu.

Das fotografias mais populares do seu blog, o My Naked Trip, é precisamente o de Rab em Machu Picchu, fotografia tirada pelo seu pai depois da maioria dos turistas já ter saído.

“Fiz a foto com todo o respeito possível, ciente de que se trata de um lugar sagrado para muitos peruanos”, afirmou Rab à BBC Mundo.

Depois destes episódios, seguiu-se então o vídeo do casal a correr pelo espaço.

Motivo maior

Qual o motivo por trás destes comportamentos? A principal razão parece ser a procura de diversão, mas há outros motivos.

No seu blog, o Naked at Monuments, Paul Marshall explica que se trata de uma forma de espalhar uma mensagem sobre o movimento nudista.

“Ficamos nervosos quando vemos um corpo nu, mas não temos qualquer problema quando vemos decapitações num filme”, explica Marshall no seu blog. “Queremos acabar com isso, mas de uma forma divertida.”

Outra razão mais simples para o sucesso de Machu Picchu entre os nudistas é por se tratar de um dos monumentos menos arriscados do mundo para ficar sem roupa.

Segundo a classificação feita por Marshall no seu blog, as ruínas incas têm um risco de “1,5 para 5” considerando ainda que  as pirâmides de Gizé são o lugar mais “difícil” para se praticar nudismo enquanto que a Grande Muralha da China, o mais “fácil”.

“Quanto mais fotos de pessoas nuas num certo lugar são publicadas na internet, menor é a dificuldade atribuída ao local”, disse Marshall.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.