/

NSA perto de construir computador quântico

NSA / wikimedia

-

A Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana está perto da construção de um computador quântico, que poderá decifrar qualquer género de encriptação, noticiou hoje o diário Washington Post.

De acordo com o diário, diversos documentos recolhidos pelo ex-analista da NSA Edward Snowden indicam que o computador permitiria à agência dos serviços secretos dos EUA decifrar os códigos informáticos utilizados para proteger segredos bancários, médicos, informações governamentais ou do mundo dos negócios.

As grandes empresas informáticas, caso da IBM, há muito que pretendem construir computadores quantum ( ou computadores quânticos – que executam cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica), que permitiriam explorar o poder dos átomos e moléculas e aumentar de forma considerável a rapidez e segurança dos computadores.

No entanto, especialistas citados pelo jornal consideram pouco provável que a NSA esteja na iminência de construir uma máquina deste género sem o conhecimento prévio da comunidade científica.

«Parece improvável que a NSA possa ter ido tão longe em relação às empresas civis sem que mais ninguém o saiba», disse ao diário Scott Aaronson, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A NSA não comentou até ao momento a notícia do Washington Post.

As denúncias de Edward Snowden, divulgadas há vários meses, revelaram a amplitude do programa norte-americano de espionagem, em particular da NSA, dirigido inclusive a diversos países europeus, às instituições da União Europeia ou mesmo ao sistema de videoconferência interna da ONU.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.