/

Novos álbuns musicais passam a sair à sexta-feira

Sound City Studios

Nevermind, dos Nirvana, foi lançado a 24 de Setembro de 1991, uma terça-feira. Se fosse agora, teria que esperar por sexta.

Os novos álbuns de música vão passar a sair à sexta-feira, segundo uma decisão da Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI), anunciada na quinta-feira, que se aplicará também no mercado português.

A federação pretende harmonizar o dia em que as principais editoras discográficas publicam as novidades de música, tendo sido decidido entre todos os membros que, a partir do verão, passará a ser à sexta-feira.

Actualmente, na Europa, os lançamentos são habitualmente à segunda-feira e, nos Estados Unidos, à terça-feira.

Contactada pela Lusa, fonte da Associação Fonográfica Portuguesa – membro daquela federação – explicou que em Portugal as editoras associadas, como a Sony Music, a Warner e a Universal, também passam a editar à sexta-feira, em consonância com a decisão da federação.

De acordo com a organização, a decisão foi tomada depois de se terem consultado músicos, editoras, retalhistas e associações do setor, por se perceber que a dispersão de datas “causava frustração nos consumidores, perante os artistas favoritos.

“Além de facilitar a vida aos fãs de música, a decisão irá beneficiar os artistas que querem cativar os media para promoverem a música nova deles”, justifica a federação que, com esta decisão, espera que volte a haver um certo “bruaá” comum, em torno dos lançamentos discográficos.

A federação aponta ainda outra razão para a mudança: “Reduz-se o risco de pirataria ao reduzir-se a diferença entre os dias de lançamento dos vários países”.

A Federação Internacional da Indústria Discográfica representa cerca de 1.300 editoras discográficas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.