/

Casal mata 14 pessoas em tiroteio na California

Pelo menos 14 pessoas morreram e mais 14 ficaram feridos durante um tiroteio na cidade de San Bernardino, no sul da Califórnia, informou um porta-voz da polícia local.

“Até ao momento temos conhecimento de pelo menos 14 mortos e 17 feridos”, disse o porta-voz, “mas esta é uma informação preliminar”.

Segundo o Los Angeles Times, o número de vítimas mortais apurado até ao momento faz deste incidente o mais mortífero ocorrido este ano nos EUA.

O tiroteio ocorreu durante a festa anual de Natal do Inland Regional Center, o centro de serviços sociais para deficientes mentais da região.

O Presidente Barack Obama já deplorou a repetição destas ocorrências, “sem equivalente no mundo”.

Durante uma conferência de imprensa, transmitida pela CNN, o representante da polícia informou que “os feridos foram enviados para hospitais locais em estado grave”.

Sabe-se que um grupo de pessoas armadas entrou no edifício e abriu fogo contra os presentes.

Segundo a polícia, cerca de 30 pessoas teriam sido mantidas como reféns, mas depois foram liberados e deixaram o edifício.

Canais de TV dos Estados Unidos divulgaram imagens de dezenas de pessoas a abandonar a área, cercada pela polícia, com as mãos no ar, enquanto as autoridades procuravam suspeitos.

Não há informações de quantas pessoas estariam no interior do edifício, que oferece serviços sociais de ajuda a pessoas com deficiência.

Testemunhas afirmam ter visto três homens fortemente armados e com coletes à prova de bala a fugir do local num SUV preto.

Uma equipa de intervenção SWAT foi chamada ao local, tendo conseguido cercar os fugitivos.

Depois de várias horas de perseguição, dois dos atacantes foram abatidos pela equipa SWAT, um outro foi detido, e um terceiro ter-se-á barricado numa igreja local.

Segundo a CBS, os atacantes mortos são Syed Farook, de 28 anos e nacionalidade norte-americana, e a sua mulher, Tashfeen Malik, de 27 anos.

Farook era funcionário público, e trabalhava como especialista em saúde ambiental na administração local, tendo atacado pessoas com quem lidava diariamente.

Foi identificado como um dos atacantes por colegas que sobreviveram ao tiroteio.

Há 5 anos, Syed Farook estava inscrito no iMilap, um site de dating, onde se apresentava como “um muçulmano de 22 anos, de uma família religiosa mas moderna, inspector de saúde e segurança ambiental.

O casal de atacantes mortos deixa uma filha de seis meses.

Não foram ainda identificadas quaisquer explicações para as motivações do tiroteio, mas, segundo o Heavy.com, as autoridades não excluíram para já a possibilidade de se ter tratado de um ataque terrorista.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.