/

Novo telemóvel em blocos do Google em testes de mercado

O Google anunciou que ainda este ano vai testar o mercado para o seu novo telemóvel modular, no qual as peças podem se trocadas facilmente pelo proprietário.

O programa piloto vai ter lugar em Porto Rico, onde os aparelhos vão ser vendidos em lojas itinerantes.  A empresa acredita que este novo modelo pode ter uma manutenção mais barata e ser mais interessante para os consumidores que desejam personalizar o seu telefone.

Mas ainda há dúvidas por parte de analistas do mercado se o “telemóvel em blocos” vai ser bem aceite pelo público.

(dr) Project Ara

Project Ara: Concept

Project Ara: Concept

“Os módulos podem incluir qualquer tipo de dispositivo: as câmaras, microfones, baterias, os écrãs, processadores, antenas”, explica à BBC o consultor Jon Erensen, da agência Gartner.

“Em teoria, até sensores para monitorizar o nível de açúcar no sangue, projectores de imagens ou feixes de laser e uma série de outros aparelhos podem ser acoplados ao telemóvel por meio de ímanes”, acrescenta Erensen.

“Mas uma dúvida que permanece é se este tipo de telefone modular vai ficar limitado a um público de nicho ou se terá apelo para os consumidores em geral”, diz o consultor.

No vídeo em que anuncia o piloto do Projeto Ara, nome da iniciativa, o Google diz que o objectivo é fazer um modelo voltado para as cinco mil milhões de pessoas que ainda não têm um smartphone.

O mais recente protótipo do ARA tem um modem de internet 3G e é compatível com outros tipos de antenas. O processador permite montar um telemóvel com uma performance melhor e com mais espaço para dados e programas, defende Paul Eremenko, director do Projeto Ara.

(dr) Project Ara

-

A ideia de um telemóvel modular começou a circular no mercado em 2013, com uma empresa chamada Phonebloks, que anunciou a chegada do te.le.mó.vel do futuro.

Pouco depois, a companhia anunciou uma parceria com a Motorola, na altura uma empresa detida pelo Google.

Quando a Motorola foi vendida à chinesa Lenovo, no início de 2014, o Google manteve para si a divisão de Tecnologia e Projectos Avançados, na qual o Projeto Ara estava em desenvolvimento.

O Google planeia ter entre 20 e 30 módulos disponíveis para acoplar ao telefone quando o programa piloto for lançado, dos quais 11 estarão já prontos.

ZAP / BBC

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.