Novo método para detetar Alzheimer em fase inicial testado com êxito no Japão

Persian King / Flickr

-

Cientistas japoneses confirmaram a eficácia de um novo método de análise capaz de detetar a doença de Alzheimer nas fases iniciais, sem necessidade de recorrer aos atuais procedimentos dolorosos .

O projeto foi levado a cabo conjuntamente por peritos do Centro Japonês de Geriátricos e Gerontologia e uma equipa de cientistas da empresa japonesa Shimadzu, liderados pelo Prémio Nobel de Química em 2002, Koichi Tanaka, de acordo com a estação pública nipónica HNK, citada pela agência Efe.

Utilizando a tecnologia que a equipa de Tanaka desenvolveu em 2013 para detetar no sangue a acumulação de proteínas beta-amiloide, uma das prováveis causas do Alzheimer, ambas as equipas levaram a cabo análises de sangue em mais de 60 pessoas com idade avançada.

Os investigadores comprovaram os estudos que apontam que os doentes desta patologia acumulam as proteínas beta-amiloide no cérebro durante mais de 10 anos antes de desenvolver sintomas e, além disso, observaram que aqueles que apresentavam a substância também experimentaram um aumento na quantidade do peptídeo APP669-711 no seu sangue.

O uso prático deste teste permitiria detetar o Alzheimer durante um controlo médico rotineiro antes que a doença se desenvolva, e sem necessidade de recorrer aos testes atuais de Tomografia por Emissão de Positrões (PET) e extração do líquido cérebroespinal, dois procedimentos complexos e dolorosos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.