Novo drone português apresentado em feira aeronáutica em Inglaterra

d.r. Ross Fernie

-

O grupo Tekever, empresa portuguesa do setor da aeronáutica, vai apresentar esta segunda-feira na feira internacional de Farnborough, Inglaterra, um novo drone, com maior autonomia e vocacionado para a vigilância marítima.

De tecnologia portuguesa, o veículo aéreo não tripulado AR5 foi concebido para ser aplicado em “missões de vigilância marítima e costeira” e vai ser apresentado a nível internacional na segunda-feira na Farnborough Air Show, disse à Lusa Rodrigo Adão da Fonseca, administrador da empresa.

A empresa vai aproveitar a presença do ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, na feira para fazer a apresentação do produto, que incorpora “tecnologia 100 por cento portuguesa”, sublinhou.

Rodrigo Adão da Fonseca disse que o novo drone está pronto para ser comercializado e admitiu a expetativa de se concretizarem alguns contratos mas frisou que o principal objetivo será demonstrar os avanços tecnológicos conseguidos.

A Tekever vai também apresentar o AR5, o primeiro drone que resulta de uma parceria com um fabricante líder no mercado da América do Sul, adiantou.

Os dois drones irão durante a feira fazer demonstrações de voo em formação, operados pelo sistema de software português.

Em 2012, a Tekever tinha apresentado em Farnborough o AR4, que foi utilizado em maio pela NATO na missão KFOR no Kosovo num treino cruzado com o mesmo tipo de veículos de fabrico norte-americano e alemão.

Tekever

AR4 Light Ray, anterior drone desenvolvido pela empresa portuguesa de aeronáutica Tekever, foi utilizado em maio pela NATO na missão KFOR no Kosovo.

O AR4 Light Ray, o anterior drone desenvolvido pela empresa portuguesa de aeronáutica Tekever, foi utilizado em maio pela NATO na missão KFOR no Kosovo.

A empresa de manutenção e reparação aeronáutica civil e militar OGMA, detida a 65 por cento pelo Embraer, sendo os restantes 35 por cento do Estado português, vai também marcar presença na feira internacional.

A Farnborough International Airshow realiza-se de dois em dois anos desde 1948 naquela cidade dos arredores a sul de Londres, constituindo uma das feiras mais importantes da indústria da aviação na Europa.

A participação das empresas portuguesas foi organizada pela PEMAS, associação que agrega as indústrias portuguesas do setor da aviação, em colaboração com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.