Novo cinto de segurança acorda quem está a adormecer ao volante

 

Cientistas estão a desenvolver um cinto de segurança que alerta para o facto de se estar a cair no sono ao volante. O dispositivo mede a frequência cardíaca e respiratória do motorista através de um sistema de sensores no banco e outro no cinto, para além de uma unidade de processamento dos sinais.

José Solaz, do Instituto de Biomecânica de Valência, em Espanha, onde este dispositivo, denominado HARKEN, está a ser desenvolvido, explica ao Daily Mail, que «a variação na frequência cardíaca e respiratória são bons indicadores do estado do condutor relativamente à fadiga. HARKEN pode monitorizar essas variáveis e, assim, alertar o motorista antes de os sintomas aparecerem».

Os designers do dispositivo dizem que o sistema é inovador porque pode parar o movimento do carro, baseando-se apenas nos ritmos cardíaco e respiratório, devido às «matérias têxteis inteligentes» incluídas no assento e no cinto de segurança.

Estes materiais são constituídos por uma combinação de fios e fibras com propriedades eléctrónicas, que são misturados com o material padrão do assento e do cinto. A equipa de desenvolvimento afirma tratar-se de um dispositivo «invisível para o utilizador».

Até agora, nenhum outro sistema foi capaz de realizar estas acções com sucesso. O HARKEN é, portanto, pioneiro.

Um protótipo completo já está pronto e em fase de testes. As primeiras experiências estão a ser realizadas em pistas fechadas e com simuladores.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.