/

Nove em cada dez jovens com 0% de álcool no sangue

KOMUnews / FLickr

-

Nove em cada dez jovens condutores fiscalizados no fim-de-semana nas estradas de Lisboa e Vilamoura revelaram ter zero por cento de álcool no sangue, anunciaram hoje os promotores da campanha 100% Cool.

A acção de fiscalização decorreu no âmbito de uma operação conjunta da GNR e da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), promotora da campanha de prevenção rodoviária 100% Cool.

Durante esta acção dirigida a jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, foram fiscalizados, na noite de sexta-feira para sábado, 30 condutores na A5 (auto-estrada que liga Lisboa a Cascais) e na noite de sábado para domingo foram controlados 14 jovens em Vilamoura.

Dos jovens condutores fiscalizados, cerca de 94% cumpriam a lei, revelando taxas de alcoolemia inferiores a 0,5% ou mesmo zero por cento de álcool no sangue, situação que ultrapassou os 90%”, adiantam os promotores da campanha em comunicado.

O secretário-geral da ANEBE, Mário Moniz Barreto, considera “muito positivo verificar que os jovens estão cada vez mais conscientes para os perigos de conduzir sobre os efeitos do álcool e que a maioria cumpre com a lei”.

Para Mário Moniz Barreto, a campanha de Páscoa 100% Cool voltou a provar que “as acções de sensibilização com abordagens positivas são também uma forma eficaz de incentivar os jovens a adoptar estilos de vida mais saudável”.

Aos jovens inseridos no perfil de “100% Cool” foram entregues prémios simbólicos.

O eixo central da campanha são as brigadas constituídas por jovens que se deslocam aos locais de diversão nocturna para sensibilizar os jovens para o consumo moderado de álcool, realizar testes de alcoolemia e premiar simbolicamente os jovens com 0% de álcool.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.