/

Novartis condenada a suspender actividade no Japão durante 15 dias

Novartis AG / Flickr

Sede da Novartis em Basileia, na Suiça

Sede da Novartis em Basileia, na Suiça

Uma filial da empresa farmacêutica suíça Novartis foi condenada hoje a uma suspensão de actividade de 15 dias, por não ter informado a tempo as autoridades dos efeitos secundários graves em tratamentos contra o cancro, anunciou o governo japonês.

Esta é a primeira sanção do género aplicada a um laboratório farmacêutico condenado por esta falha, segundo o Ministério da Saúde japonês.

“A Novartis Pharma não poderá vender os seus medicamentos de prescrição entre 05 e 19 de Março, à excepção de cinco produtos para os quais não existem genéricos ou cuja ausência teria consequências muito prejudiciais para os doentes”, informou o ministério em comunicado.

A medida disciplinar inédita é devido ao facto de a empresa não ter declarado atempadamente 3.264 casos de efeitos colaterais para um total de 26 produtos, o que representa uma violação do código que rege o sector.

O grupo tinha reconhecido os factos no final do ano passado e tinha já recebido uma “ordem de melhoria das suas actividades”, depois de um primeiro relatório parcial sobre as falhas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.