Nova taxa aplicada nos pagamentos com cartões surpreende comerciantes

8470

.shock / photoxpress

A medida foi aprovada em Março de 2016, no âmbito do Orçamento de Estado do ano passado, mas só agora é que o novo Imposto do Selo de 4% sobre os pagamentos com cartões bancários começou a ser taxado, o que está a surpreender e a revoltar os comerciantes.

Em Março de 2016, o Governo aprovou o Orçamento do Estado (OE2016) com uma nova regra que determina a cobrança de Imposto do Selo de 4% sobre as comissões dos bancos nos pagamentos efectuados com cartões bancários.

Mas só nove meses depois é que a nova taxa começou a ser cobrada aos comerciantes, conforme refere o Público, notando que este novo imposto está a deixar surpreendidos e revoltados muitos empresários que não contavam com mais uma taxa.

“Estamos a estudar a urgente interpretação legal desta decisão unilateral que, além de injusta e prepotente, é ilegal“, destaca o director-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp), José Manuel Esteves, em declarações ao jornal.

A Associação adia para mais tarde uma “posição oficial” sobre o caso.

Em termos práticos, e conforme exemplifica o Público, por cada compra de 25 euros efectuada com um cartão, o comerciante paga uma taxa de 1% pelo serviço (neste caso, seriam 25 cêntimos) e, com o novo Imposto de Selo, tem que pagar mais 4% sobre os 25 cêntimos (o que daria 1 cêntimo, na situação em causa).

Unicre diz que só está a aplicar a Lei

A Unicre, a empresa que detém a Redunicre, a maior rede de aceitação de cartões bancários de Portugal, destaca, num email recebido pelo ZAP, que está “a aplicar os normativos decorrentes da alteração à verba 17.3.4 da Tabela Geral do Imposto de Selo, aprovado pela Lei nº. 7-A/2016 de 30 de Março”.

A empresa acrescenta que a norma determina que “a incidência económica do imposto decorrente de operações baseadas em cartão é da responsabilidade dos clientes das instituições financeiras”.

O Público refere, porém, que na Lei aprovada no OE2016, não há qualquer “referência directa aos clientes” e que salienta apenas que este imposto respeita a “outras comissões e contra-prestações por serviços financeiros, incluindo as taxas relativas a operações de pagamento baseadas em cartões – 4 %”.

O Ministério do Finanças não revela quanto é que o Estado recolheu com a nova taxa, mas sustenta, em nota ao diário, que o Imposto já era pago antes pelas instituições financeiras “mesmo que não o cobrassem desta forma aos comerciantes”.

ZAP //

9 COMENTÁRIOS

      • Óh “Eu”, seja você quem for, explique aqui aos idiotas que comentam à sua maneira, o que quer dizer democracia. Explique também o significado de humildade, tolerância, respeito, egocentrismo, ironia, entre outras que seria extensivo enumerar. E, já agora, coloque-se num pedestal enorme e bem elevado para que o seu ego possa ser visto e apreciado por todos. Falta de respeito…

          • Sim, a democracia também lhe dá a liberdade para ser lerdo, e para se sentir omnipotente, e para ser mal educado tratando por “tu” quem não conhece e não o desrespeitou. A democracia dá-lhe até o direito para ser egocêntrico… Mas implica também o DEVER de respeitar o seu semelhante, de ser tolerante com os “lerdos”, e não estou a ser irónico, com os “lerdos”, mesmo os egocêntricos…

  1. Acho muito bem!!!

    Com mais esta taxa estamos a contribuir para a eliminação de mais terminais de pagamento MB e assim contribuir ainda mais para os pagamentos a dinheiro = fuga ao fisco 🙂

    Viva portugal

  2. Assim acabou a austeridade de direita… e começou a austeridade de esquerda.
    Baralhando e dando de novo, são sempre os mesmos a ser fo*#!#.
    Mas agora o povo anda contente…

RESPONDER

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Caso Rui Pedro: Afonso Dias poderá sair da prisão em breve

Afonso Dias cumpre no próximo mês de março dois terços da pena a que foi condenado, podendo sair em liberdade condicional já nos próximos dias. Depois de dois anos preso na cadeia de Guimarães, Afonso Dias …

-

Venda do Novo Banco avança com os norte-americanos do Lone Star

O fundo norte-americano Lone Star foi o escolhido pelo Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. O supervisor anuncia, nesta segunda-feira, o arranque das "negociações exclusivas". "O Banco de Portugal decidiu seleccionar o potencial …

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence.

Mike Pence assegura em Bruxelas que EUA vão manter cooperação com UE

O vice-presidente norte-americano assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque EUA e Europa "partilham os mesmos valores". "Hoje é …

António Domingues, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

"Domingues está mortinho por mostrar SMS de Centeno"

O futuro de Mário Centeno está nas mãos do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues. É Marques Mendes quem o diz, salientando que o ex-gestor do banco público está "mortinho por mostrar …

-

Detidos dois dos reclusos que fugiram da prisão de Caxias

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola. A mesma fonte adiantou que …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte desconfia da investigação malaia à morte de Kim Jong-nam

O embaixador de Pyongyang na Malásia disse esta segunda-feira que a Coreia do Norte não pode confiar na investigação da polícia malaia à morte do meio-irmão do seu líder, após ser convocado pelo Governo de …

-

Deco quer retirar do mercado pinturas faciais do Carnaval

A associação de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes que provocam alergias ou irritações na pele. A Deco anunciou também que vai denunciar a ausência de …

Orangotango bebê

Beijos de orangotangos podem guardar segredo da origem da fala humana

Uma equipa de cientistas afirma ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos "beijos" emitidos pelos orangotangos. Uma das revelações do estudo, realizado na Universidade de Durham, no …

-

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os …

-

Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de "planeta". Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir …