/

Nova taxa aplicada nos pagamentos com cartões surpreende comerciantes

9

.shock / photoxpress

A medida foi aprovada em Março de 2016, no âmbito do Orçamento de Estado do ano passado, mas só agora é que o novo Imposto do Selo de 4% sobre os pagamentos com cartões bancários começou a ser taxado, o que está a surpreender e a revoltar os comerciantes.

Em Março de 2016, o Governo aprovou o Orçamento do Estado (OE2016) com uma nova regra que determina a cobrança de Imposto do Selo de 4% sobre as comissões dos bancos nos pagamentos efectuados com cartões bancários.

Mas só nove meses depois é que a nova taxa começou a ser cobrada aos comerciantes, conforme refere o Público, notando que este novo imposto está a deixar surpreendidos e revoltados muitos empresários que não contavam com mais uma taxa.

“Estamos a estudar a urgente interpretação legal desta decisão unilateral que, além de injusta e prepotente, é ilegal“, destaca o director-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp), José Manuel Esteves, em declarações ao jornal.

A Associação adia para mais tarde uma “posição oficial” sobre o caso.

Em termos práticos, e conforme exemplifica o Público, por cada compra de 25 euros efectuada com um cartão, o comerciante paga uma taxa de 1% pelo serviço (neste caso, seriam 25 cêntimos) e, com o novo Imposto de Selo, tem que pagar mais 4% sobre os 25 cêntimos (o que daria 1 cêntimo, na situação em causa).

Unicre diz que só está a aplicar a Lei

A Unicre, a empresa que detém a Redunicre, a maior rede de aceitação de cartões bancários de Portugal, destaca, num email recebido pelo ZAP, que está “a aplicar os normativos decorrentes da alteração à verba 17.3.4 da Tabela Geral do Imposto de Selo, aprovado pela Lei nº. 7-A/2016 de 30 de Março”.

A empresa acrescenta que a norma determina que “a incidência económica do imposto decorrente de operações baseadas em cartão é da responsabilidade dos clientes das instituições financeiras”.

O Público refere, porém, que na Lei aprovada no OE2016, não há qualquer “referência directa aos clientes” e que salienta apenas que este imposto respeita a “outras comissões e contra-prestações por serviços financeiros, incluindo as taxas relativas a operações de pagamento baseadas em cartões – 4 %”.

O Ministério do Finanças não revela quanto é que o Estado recolheu com a nova taxa, mas sustenta, em nota ao diário, que o Imposto já era pago antes pelas instituições financeiras “mesmo que não o cobrassem desta forma aos comerciantes”.

ZAP //

9 Comments

      • Óh “Eu”, seja você quem for, explique aqui aos idiotas que comentam à sua maneira, o que quer dizer democracia. Explique também o significado de humildade, tolerância, respeito, egocentrismo, ironia, entre outras que seria extensivo enumerar. E, já agora, coloque-se num pedestal enorme e bem elevado para que o seu ego possa ser visto e apreciado por todos. Falta de respeito…

      • Sim, a democracia também lhe dá a liberdade para ser lerdo, e para se sentir omnipotente, e para ser mal educado tratando por “tu” quem não conhece e não o desrespeitou. A democracia dá-lhe até o direito para ser egocêntrico… Mas implica também o DEVER de respeitar o seu semelhante, de ser tolerante com os “lerdos”, e não estou a ser irónico, com os “lerdos”, mesmo os egocêntricos…

  1. Acho muito bem!!!

    Com mais esta taxa estamos a contribuir para a eliminação de mais terminais de pagamento MB e assim contribuir ainda mais para os pagamentos a dinheiro = fuga ao fisco 🙂

    Viva portugal

  2. Assim acabou a austeridade de direita… e começou a austeridade de esquerda.
    Baralhando e dando de novo, são sempre os mesmos a ser fo*#!#.
    Mas agora o povo anda contente…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.