/

Nova espécie de escaravelho descoberto por bióloga portuguesa no “maior abismo” da terra

Robbie Shone / sofiareboleira.weebly.com/

Ana Sofia Reboleira

Ana Sofia Reboleira

Uma nova espécie de escaravelho sem asas e sem olhos viáveis foi descoberto pela bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira, na Abecássia, na gruta considerada o maior abismo da terra, onde o insecto vive em total escuridão.

De acordo com a bióloga, trata-se de “um escaravelho carabídeo desprovido de asas e de olhos viáveis” que desenvolveu características de “adaptação à vida sem luz e às condições inóspitas” da gruta mais profunda do mundo.

O insecto, com “cerca de sete milímetros de comprimento, despigmentado e que apresenta um alargamento das antenas” para compensar a falta de visão, tem o nome científico de Duvalius abyssimus, numa “alusão ao maior abismo da terra, onde foi encontrado”, disse à Lusa Ana Sofia Reboleira.

A gruta, denominada Krubera-Vorónia, localiza-se na Abecássia, uma área remota perto do Mar Negro nas montanhas do Cáucaso Ocidental, e tem uma profundidade de -2197 metros abaixo do nível do solo.

“É a única caverna do mundo que ultrapassa os dois quilómetros de profundidade, sendo considerada a última fronteira da exploração biológica na terra e apelidada por alguns como o 7.º continente”, frisou a bióloga.

Nas grutas onde a temperatura ambiente “é inferior a 5º C” a prospecção biológica exige, segundo Sofia Reboleira, “uma grande preparação técnica e física e uma grande resistência psicológica”, sendo necessário permanecer “vários dias no interior da Terra” para onde “todo o equipamento é transportado pelos expedicionários ao longo dos seus mais de dois quilómetros de profundidade”.

A nova espécie de insecto foi recolhida durante os trabalhos bio-espeleológicos coordenados pela bióloga (da Universidade de Aveiro) e pelo seu colega espanhol Alberto Sendra (do Museu Valenciano de História Natural), realizados durante as expedições Ibero-Russas do Cavex Team — International Cave Exploration Team, à gruta mais profunda do mundo em 2010 e 2013.

A descoberta foi descrita pela cientista portuguesa em colaboração com Vicente M. Ortuño (da Universidade de Alcalá, Espanha) e publicado recentemente na revista científica Zootaxa.

A espécie é para já conhecida na gruta Krubera-Vorónia, mas Sofia Reboleira considera “provável que habite outras cavidades do vale glaciar de Ortobalagan”, onde se situa a gruta.

Esta descoberta vem juntar-se a outras cinco espécies novas encontradas na mesma gruta por Sofia Reboleira, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia e no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, onde desenvolve trabalho de investigação, centrado sobretudo na área da Biologia Subterrânea.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.