Nova aplicação bloqueia SMS’s no telemóvel enquanto estiver a conduzir

A pensar nos vários acidentes que acontecem quando as pessoas utilizam os telemóveis enquanto conduzem, a Samsung desenvolveu uma aplicação que impede que o utilizador escreva SMS’s, atenda chamadas ou veja as notificações das redes sociais no momento em que estiver a conduzir.

Para que isso aconteça, a app usa informações transmitidas pelos sensores do smartphone e pelo sinal da companhia telefónica.

Conjugando as informações obtidas, a aplicação, batizada de “Eyes on the Road, consegue perceber se o utilizador está em movimento, caso em que bloqueia os recursos e serviços.

O bloqueio só funciona quando a aplicação identifica que o utilizador está a movimentar-se a uma velocidade superior a 20 km/h.

Prémios

A Samsung estabeleceu também parcerias com outras empresas para premiar os utilizadores que conseguirem atingir uma determinada pontuação dentro da app – por exemplo, descontos no abastecimento em bombas de gasolina da Shell.

Para já, a “Eyes on the Road” só funciona na Coreia do Sul, mas a Samsung adianta que, assim que a eficácia da ferramenta seja comprovada, a companhia vai disponibilizar a app no mercado de outros países.

 

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.