Norte e sul do Brasil opõem-se na segunda volta das eleições presidenciais

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

O norte e o sul do Brasil opõem-se este domingo na segunda volta das eleições presidenciais, com os dois candidatos – Dilma Rousseff e Aécio Neves – a disputarem cada eleitor, depois de as sondagens apontarem para resultados muito próximos.

A votação ocorre no domingo, entre as 8 horas e as 17 horas. Na primeira volta, a atual Presidente, Dilma Rousseff (do Partido dos Trabalhadores, de centro-esquerda), venceu em 15 estados, principalmente nas regiões norte e nordeste enquanto Aécio Neves (do Partido da Social Democracia Brasileira, de centro-direita) venceu no sul e sudeste do país, incluindo o maior colégio eleitoral, São Paulo, que possui quase 32 milhões de eleitores, mais de 20% do total do país.

As últimas sondagens eleitorais divulgadas demonstraram que a preferência das regiões pelos candidatos deve manter-se na segunda volta. A pesquisa Datafolha do último dia 21 mostrou vantagem de Dilma Rousseff no nordeste (64% a 27%) e no norte (55% a 39%) e vitória de Aécio Neves no sudeste (49% a 40%), sul (51% a 33%) e centro-oeste (48% a 39%).

Algumas exceções a esta regra ocorreram em importantes estados do sudeste, como o Rio de Janeiro, vencido pela atual Presidente na primeira volta, mas com uma grande votação para a ambientalista Marina Silva, e Minas Gerais, onde Aécio foi Governador e segundo colégio eleitoral do país, que também optou por Dilma.

Marina Silva (Partido Socialista Brasileiro), que ficou em terceiro lugar no escrutínio de 5 de outubro e fora da segunda volta, venceu em dois estados: no Acre (região norte), onde nasceu, e em Pernambuco (nordeste), reduto eleitoral de Eduardo Campos, candidato presidencial do PSB até agosto, quando faleceu num acidente aéreo.

Os resultados das eleições presidenciais serão divulgados às 23 horas de Lisboa, depois do encerramento das urnas no Acre, o estado mais ocidental do país.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.