/

Norte-americano criou sapatos que crescem com as crianças

São sapatos que crescem até cinco tamanhos, à medida que a criança também cresce. É uma ideia com fins solidários que surgiu a um norte-americano de 30 anos e que pode ajudar a resolver um velho problema que aflige muitos pais: a constante necessidade de comprar sapatos novos para os filhos.

The Shoe That Grows – literalmente, “o sapato que cresce” – foi criado por Kenton Lee, depois de se ter deparado com as dificuldades que muitos pais, particularmente nos países mais pobres, têm em comprar sapatos para os filhos.

Ele trabalhava na altura num projecto de solidariedade no Quénia, prestando auxílio num orfanato em Nairobi.

“Não fazia ideia como os sapatos eram importantes antes de ir para o Quénia. Mas as crianças, especialmente nas áreas urbanas, podem apanhar infecções por causa de cortes e arranhões nos pés, por andarem descalças, e contrair doenças que os levam a faltar à escola”, destaca Kenton Lee, em declarações ao site BuzzFeed.

Estes sapatos que se assemelham a uma sandália são feitos de cabedal durável no topo e as solas são de borracha comprimida, similar à que é utilizada nos pneus. A ideia é que cada par dure, pelo menos, cinco anos e o sapato cresce de tamanho por via de um sistema de fivelas, fechos e cavilhas.

The Shoe That Grows / Facebook

-

Feitos através da organização de solidariedade Because International, também criada por Kenton Lee, e em parceria com Gary Pitman, um veterano da indústria do calçado que trabalhou com marcas como a Nike e a Adidas e que tem agora uma marca própria, destinam-se particularmente a países com dificuldades económicas ou em desenvolvimento.

Cada par de sandálias é vendido por  30 dólares (quase 28 euros) e o objectivo da marca é que surjam doadores dispostos a pagar por estes sapatos para que sejam entregues a crianças necessitadas.

Os doadores podem comprar os sapatos para entregarem eles próprios a instituições de solidariedade social ou escolher uma organização que os enviará para orfanatos e Igrejas em todo o mundo. Podem também adquirir vários sapatos – há pacotes de 5, 10, até 100 pares – e há uma versão em que se adquire um saco de 50 pares, a 10 dólares (cerca de 9 euros) cada par, para ser enviado para um país desfavorecido.

“Estamos a considerar fazer maiores para adolescentes, mas disseram-nos que eles não querem usar sapatos de caridade, que querem usar algo mais fixe”, diz ainda Kenton Lee no BuzzFeed.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.