Nobel da Paz distingue Malala Yousafzay e o indiano Kailash Satyarthi

NobelPrize / Twitter

Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay, galardoados com o Nobel da Paz 2014

Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay, galardoados com o Nobel da Paz 2014

A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi venceram o prémio Nobel da Paz, anunciou esta sexta-feira a Academia Sueca.

O galardão foi entregue aos ativistas “pela sua luta contra a repressão das crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação”.

A ativista paquistanesa, de 17 anos, é a mais jovem a receber o galardão e tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.

Já o indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos, mostrou “grande coragem pessoal” ao liderar “protestos contra a grave exploração do trabalho infantil com interesses económicos”.

Malala Yousafzai é, oficialmente, a primeira cidadã nascida no Paquistão a receber um Nobel. Abdus Salam, em 1979, e Subramanyan Chandrasekhar, em 1983, receberam prémios Nobel da Física, mas foram galardoados quando o território ainda era denominado Índia nos registos da Academia Sueca.

A jovem ficou conhecida internacionalmente quando em outubro de 2012 foi atingida com três tiros por querer ir à escola. Depois de uma recuperação difícil, Malala envolveu-se ativamente na luta pelo direito das mulheres à educação.

Veja o discurso de Malala nas Nações Unidas, a 12 de julho de 2013:

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.