/

Nobel da Medicina para investigadores por tratamentos para malária e lombrigas

d.r. Framepool

Tu Youyou, cientista galardoada com o Nobel da Medicina 2015

Tu Youyou, cientista galardoada com o Nobel da Medicina 2015

Os investigadores irlandês William C. Campbell, japonês Satoshi Ōmura e chinesa Youyou Tu foram galardoados com o Prémio Nobel da Medicina, segundo um comunicado da Academia Sueca.

A recompensa de oito milhões de coroas suecas (cerca de 881 mil euros) será entregue em duas partes, metade para Youyou Tu e metade para os investigadores japonês e irlandês.

William C. Campbell, e Satoshi Ōmura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas com uma nova terapia para combater infeções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto Youyou Tu, a 12ª mulher a receber o Nobel da Fisiologia ou Medicina, recebe o prémio por um inovador tratamento contra a malária.

O galardão foi atribuído a Tu, de 84 anos, pela descoberta da Artemisinin, um medicamento baseado num antigo remédio tradicional chinês, que tem reduzido significativamente a taxa de mortalidade em pacientes que contraíram malária.

“Fiquei um bocadinho surpreendida, mas não muito”, disse sobre o momento em que descobriu que tinha vencido.

“[Este prémio] não é apenas uma honra para mim, mas uma honra para todos os cientistas chineses”, acrescentou.

Tu, que em 2011 venceu o prémio Albert-Lasker e há muito que era considerada uma favorita para o Nobel, descreveu a Artemisinin como “uma verdadeira dádiva da antiga medicina chinesa”.

No ano passado, o Nobel da Medicina foi atribuído ao norte-americano John O’Keefe e ao casal de noruegueses May-Britt e Edvard Moser pelas suas descobertas sobre as “células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição”, uma espécie de GPS interno.

NobelPrize / Twitter

Os galardoados com o Nobel da Medicina 2015 contribuíram para curar doenças que matavam milhões de pessoas por todo o mundo

Os galardoados com o Nobel da Medicina 2015 contribuíram para curar doenças que matavam milhões de pessoas por todo o mundo

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.