/

Nobel da Física distingue cientistas que descobriram que os neutrinos têm massa

NobelPrize / Twitter

Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald, galardoados com o Nobel da Física 2015 pelo seu trabalho com neutrinos

Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald, galardoados com o Nobel da Física 2015 pelo seu trabalho com neutrinos

O prémio Nobel da Física foi atribuído esta terça-feira ao japonês Takaaki Kajita e ao canadiano Arthur B. McDonald pelos seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares.

O júri sueco premiou os dois investigadores “pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que os neutrinos têm massa“, permitindo compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

Os neutrinos – cujo nome vem do italiano que significa “pequeno neutro” – são “as partículas mais ubíquas no Universo, e também as mais misteriosas“. Trata-se de partículas elementares isentas de carga elétrica e emitidos por estrelas e pela atmosfera – a Terra está constantemente a ser bombardeada por neutrinos -, mas são impercetíveis, capazes de atravessar obstáculos físicos.

As descobertas de Takaaki Kajita e de Arthur B. McDonald vieram comprovar que, ao contrário do que se pensava, os neutrinos têm massa.

“O puzzle dos neutrinos com o qual os físicos se debatiam há décadas foi resolvido”, descreve o Comité do Nobel no comunicado em que apresenta os galardoados, explicando que os trabalhos de ambos foram responsáveis por esta “descoberta histórica” e referindo que se espera agora que esta descoberta contribua para mudar o nosso entendimento atual da história, estrutura e destino futuro do universo.

Aos jornalistas, Arthur B. McDonald afirmou que “houve um momento Eureka quando fomos capazes de perceber que os neutrinos pareciam mudar de um tipo para o outro quando se deslocavam do Sol para a Terra”.

Takaaki Kajita, de 56 anos, é diretor do Instituto de Investigação de Raios Cósmicos da Universidade de Tóquio, no Japão, e Arthur B. McDonald, de 72 anos – o 17º canadiano a receber um Nobel -, é professor emérito na Queen’s University, no Canadá.

Em mais de um século de galardões, apenas duas mulheres receberam o Nobel da Física: Marie Curie, em 1903, e Maria Goeppert Mayer, em 1963.

O vencedor do Prémio Nobel de Literatura será anunciado pela Academia esta quinta-feira, em Estocolmo. O Nobel da Paz será divulgado na sexta-feira, e o de economia no dia 12.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.