/

No domingo o relógio atrasa uma hora. Porquê?

Petr Kratochvil / PDP

foto: Petr Kratochvil / PDP

foto: Petr Kratochvil / PDP

A hora muda este fim-de-semana para o horário de inverno. Às 2h da manhã do próximo domingo, em Portugal continental e na Madeira, terá que atrasar o seu relógio para a 1h. Nos Açores, a hora muda à 1h da manhã, sendo atrasada para a meia-noite.

A mudança de horário ocorre duas vezes por ano. A entrada do “horário de Inverno” ocorre sempre no último domingo do mês de Outubro. No último domingo de Março, os relógios adiantam uma hora para entrar no “horário de Verão”.

Porque muda a hora duas vezes por ano?

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Em Portugal, quando se está no período de horário de verão, o sol põe-se entre as 18h45 e as 21h05. Em contra-partida, o nascente dá-se entre as 6h10 e as 7h55.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. A sua ideia não foi bem recebida nem pelo governo do seu país, nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronómica Real, tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática.

O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como medida para economizar carvão.

Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o “relógio biológico das pessoas”, principalmente das mais velhas, com prejuízos para a saúde.

Mapa do Horário de Verão

Mapa do Horáro de Verão. (Paul Eggert / wikipedia)

  Regiões em que é usado o Horário de Verão

  Regiões em que o Horário de Verão já foi usado e posteriormente abolido

  Regiões em que nunca foi usado o Horário de Verão

AJB, ZAP

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.