//

Níveis de pobreza batem recorde na Venezuela

Mais de 70 por cento das famílias venezuelanas vive numa situação de pobreza – um número considerado recorde na história do país – refere um estudo divulgado este sábado.

Os dados fazem parte de um estudo elaborado em conjunto pelas universidades Católica Andrés Bello, Central da Venezuela e Simón Bolívar e foram divulgados durante um fórum sobre a situação do país, que tem uma das maiores reservas de petróleo e gás do mundo.

“A queda dos rendimentos tem sido tão brutal que ou se come bens subsidiados (pelo Estado) ou não se come. Isso não é uma boa notícia para a política pública”, explicou o sociólogo Luís Pedro España, durante o encontro, organizado pela Universidade Católica Andrés Bello.

O estudo abrangeu 6.000 pessoas de três mil lares de diversas partes da Venezuela e conclui que, este ano, 73% dos lares e 76% dos venezuelanos vivem em condições de pobreza, superando os dados de 2014, quando 48,4% dos lares e 52,6% dos venezuelanos estavam em situação de pobreza.

Segundo Luís Pedro España, um dos fatores que terá feito aumentar o número de cidadãos nestas condições é a inflação elevada a par da estagnação dos salários.

Os dados, precisou, representam um “recorde histórico” desde 1975, momento em que aquelas universidades começaram a efetuar um registo da situação social e económica da Venezuela.

Desde 1999, com a chegada do socialista Hugo Chávez ao poder, a Venezuela criou vários programas de assistência social conhecidos como missões, que abrangem desde alimentação a saúde e habitação social que tem beneficiado milhares de pessoas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.