Nicolás Maduro anuncia que já foram presos 208 açambarcadores

chavezcandanga / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revelou sexta-feira que 208 pessoas foram detidas no âmbito da luta do seu Governo contra o açambarcamento de bens lançado no início do mês e disse ter criado uma unidade especial dos serviços de informações contra a guerra económica.

“A nível nacional foram detidas 208 pessoas”, disse Nicolás Maduro lamentando a situação dos cidadãos, mas vincando que a lei é para cumprir e que o interesse do país está acima de tudo.

Já a  unidade especial dos serviços de informações contra a guerra económica será uma força “anticorrupção” cujos elementos Nicolás Maduro escolhe “um por um”.

Nicolás Maduro diz que o seu Governo está a ser alvo de uma guerra económica para o derrubar, num processo que, explicou, consiste no açambarcamento de produtos que levem, à escassez e à posterior venda a preços especulativos, gerando inflação.

Os últimos dados da inflação na Venezuela, datados de maio, davam conta de uma taxa de cerca de 60%, motiva em grande parte, segundo o Governo, por acções como a guerra económica.

Devido à ação do Governo, Nicolás Maduro garantiu que o abastecimento real de produtos subiu 6,5% face à semana anterior.

Para o Governo Venezuelano um contrabandista é aquele que leva produtos ilegalmente para o exterior ou para o mercado informal dentro das próprias fronteiras venezuelanas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.