Nave espacial russa está a cair em direção à Terra

NASA

Uma nave espacial russa Soyuz TMA-6 aproxima-se da estação Espacial Internacional

Uma nave espacial russa Soyuz TMA-6 aproxima-se da estação Espacial Internacional

Uma nave espacial não tripulada que levava mantimentos para a Estação Espacial Internacional está a cair em direção à Terra, aparentemente de forma descontrolada.

“Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir”, disse um responsável conhecedor da situação à agência AFP, sob condição de anonimato, antes de uma declaração da agência espacial russa, que é esperada ainda hoje.

“E agora claro que começaram reações absolutamente incontroláveis”, acrescentou a fonte, que a agência francesa não identifica, mas que explica que a descida marca o fim da missão Progress, apesar de as autoridades russas ainda irem tentar mais uma vez a comunicação.

“Marcámos mais duas comunicações para tranquilizar a nossa consciência”, disse o responsável, acrescentando que é difícil prever quando é que o veículo cairá, de facto, na Terra.

O foguetão Soyuz que levava a nave Progress M-27M com mantimentos para a Estação Espacial Internacional foi lançado na terça-feira, mas as comunicações foram perdidas pouco depois.

Um porta-voz da agência russa não quis comentar o sucedido.

O programa espacial russo é um motivo de orgulho para a população local, mas nos últimos anos têm surgido uma série de contratempos e falhanços, nomeadamente a perda de vários satélites e a queda de uma nave similar, em 2011, na Sibéria.

O vice-primeiro-ministro russo com o pelouro da indústria aeroespacial, Dmitry Rogozin, atualmente na China, disse estar em constante contacto com a agência espacial e escreveu no Twitter: “Estamos todos preocupados com a nossa nave de carga”.

A NASA disse entretanto que a nave espacial levava a bordo material fundamental para a secção norte-americana da Estação Espacial Internacional, mas que os astronautas têm mantimentos suficientes para os próximos meses.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.