NASA está a utilizar a PlayStation para treinar robôs espaciais

NASA

-

A parceria conjunta entre a NASA e a Sony tem como principal objetivo treinar robôs que podem ser úteis para realizar várias tarefas em contexto de missões espaciais.

A NASA já enviou robôs para o espaço no passado e sabe o quanto eles podem ser úteis nas missões. O problema é que conseguir controlá-los não é uma tarefa fácil.

Perante esta barreira, a agência espacial norte-americana está atualmente a trabalhar com a japonesa Sony para conseguirem ultrapassar estes problemas.

O resultado prático desta parceria chama-se Mighty Morphenanaut, uma aplicação que está a ser desenvolvida para treinar os robôs humanoides e fazer com que estes sejam capazes de realizar diferentes tipos de tarefas num ambiente de gravidade zero.

Este projeto está a ser feito com recurso à PlayStation VR, uma tecnologia que só chega às mãos do público no próximo ano mas que se tem mostrado bastante útil para a NASA.

Além desta tecnologia, este ‘treinador’ de robôs está ainda equipado com os comandos do PS Move, algo que permite coordenar os gestos das mãos dos robôs.

“A expectativa é poder colocar os robonautas numa perspetiva em que eles podem olhar à sua volta e mover-se mais intuitivamente do que com um teclado e um rato”, declarou Garret Johnson, engenheiro de software da NASA.

Com tecnologias como esta que recorrem à realidade virtual e ao controlo remoto, talvez num futuro próximo não seja preciso enviar astronautas humanos para as missões espaciais.

Este tipo de avanços poderá fazer com que a NASA vá para além das suas descobertas e consiga realizar procedimentos que, neste momento, não são viáveis com humanos.

ZAP / CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.