/

NASA está a criar aparelho médicos ao estilo “Star Trek”

DR CBS Studios Inc

-

A NASA, em parceria com a empresa norte-americana GRoK Technologies, está a trabalhar em novos dispositivos médicos – que até agora só foram vistos nos filmes da série “Star Trek”.

Segundo acaba de divulgar a NASA em comunicado, dentro de alguns anos estarão disponíveis aparelhos médicos capazes de regenerar ossos e tecidos musculares em poucos minutos, usando técnicas que dispensarão por completo o uso de medicamentos.

Moshe Kushman, CEO da GRoK, empresa parceira da NASA nesta aventura, afirma que “isto já não é ficção-científica”.

“Tudo indica que no século XXI as ciências humanas terão uma evolução drástica e a GRoK está a trabalhar bastante para revelar a nova vaga científica”, explicou Kushman.

CNET / YouTube

Tricorder, da série "Star Trek": produtos similares podem tornar-se realidade em breve.

Tricorder, da série “Star Trek”: produtos similares podem tornar-se realidade em breve.

O objectivo é aplicar estas novas tecnologias no apoio a astronautas em viagens longas, uma vez que no espaço estão susceptíveis a ter perdas de massa muscular e óssea devido à baixa gravidade.

Produtos que fariam inveja ao Dr. McCoy

Entre os produtos que a GRok está a produzir, estão dois dispositivos bastante curiosos. O BioReplicates é uma tecnologia que possibilita a criação de modelos 3D de tecidos humanos. Estes materiais poderiam ser utilizados em testes de cosméticos, medicamentos e outros produtos que antes eram testados em animais.

A outra novidade, batizada de Scionic, é uma possível solução para a criação de aparelhos médicos destinados a diminuir dores musculares e no esqueleto, reduzindo inflamações tanto em seres humanos como em animais.

As tecnologias são baseadas em quatro patentes que foram registadas pelas duas organizações. Mas por enquanto, nenhum dos aparelhos existe ainda.

Impaciente para ver em acção os aparelhos que dispensam medicamentos? Acompanhe aqui as novidades e avanços tecnológicos que a NASA anuncia, e tome um calmante…

JD Hancock / Flickr

-

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.