/

NASA comemora 26 anos do Hubble com belíssima bolha de gás estelar

Conforme a tradição, a NASA publicou uma imagem de tirar o fôlego capturada pelo Hubble para comemorar os 26 anos do telescópio espacial.

A imagem mostra a Nebulosa da Bolha, uma enorme extensão de gás e poeira localizada a oito mil anos-luz da Terra, descoberta por William Herschel em 1787.

A nebulosa, conhecida pelos investigadores como NGC 7653, ocupa uma área de aproximadamente sete anos-luz de diâmetro, sendo a estrela no seu núcleo, chamada SAO 20575, 45 vezes maior que o nosso Sol.

Uma das características que chama a atenção dos astrónomos é que a estrela não fica no centro da esfera, podendo ser observada no canto esquerdo das imagens.

De acordo com a NASA, a aparência esférica e irregular da “bolha” deve-se à imensa quantidade de calor que a estrela emite, o que causa a expansão dos gases.

John Grunsfeld, da agência espacial norte-americana, afirma em comunicado que o 26º aniversário do Hubble merece ser comemorado com “uma imagem espetacular de uma interação dinâmica e emocionante de uma jovem estrela com o seu ambiente”.

O Telescópio Espacial Hubble foi colocado em órbita a 24 de abril de 1990 pelo veículo espacial Discovery e já foi responsável por mais de um milhão de imagens do espaço.

No ano passado, o 25º aniversário do Hubble foi comemorado igualmente com uma imagem de cortar a respiração: o “fogo de artifício celeste” do Westerlund 2, um enxame com tapeçaria brilhante de cerca de três mil estrelas, entre as quais se contam algumas das mais estrelas mais brilhantes, quentes e massivas da Via Láctea.

Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.