/

NASA quer diminuir a intolerância ortostática dos astronautas

NASA

Astronauta Mike Hopkins no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS)

Astronauta Mike Hopkins no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS)

A NASA e a BSN Medical, uma empresa de terapia integrada, estão a desenvolver uma roupa especial com compressão, que deverá proteger os astronautas da intolerância ortostática, uma reação comum que ocorre quando regressam à Terra.

Os astronautas que vivem no espaço precisam de se adaptar fisiologicamente ao ambiente que os rodeia, o que pode originar alguns problemas quando regressam ao nosso planeta, como mudanças no equilíbrio, falta de coordenação e diminuição da força muscular.

De acordo com um estudo divulgado pela NASA, cerca de 83% dos astronautas que estiveram mais de um mês no espaço sentiram esses efeitos negativos.

A tolerância ortostática é avaliada através da análise da pressão arterial e o batimento cardíaco do astronauta, depois de estar em dez minutos em repouso e 20 minutos de pé.

Desde 2009, cientistas do Laboratório Cardiovascular e de Visão do Centro Espacial Johnson da NASA têm examinado os benefícios de diferentes meias de compressão na intolerância ortostática pós-missão espacial.

Através dessa investigação, vários engenheiros da BSN Medical desenvolveram uma roupa constituída por três peças, até à cintura, com tecido compressivo e elástico.

“A eficácia da roupa foi comprovada em testes em pessoas saudáveis que permaneceram deitadas por 14 dias, como se estivessem no espaço”, afirmou a empresa.

Atualmente, a roupa está a ser testada em astronautas que regressam de missões que duram entre quatro e seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS).

O teste exige que o astronauta se levante rapidamente de uma cadeira, pare por 3,5 minutos e ande em linha reta ou com pequenos obstáculos.

Apesar de só alguns astronautas terem usado a roupa de compressão durante o teste, a empresa revela que os resultados observados até agora são promissores.

“As exigências de um voo espacial causam stress psicológico nos astronautas, e as nossas roupas têm aliviado a intolerância ortostática após um voo espacial” disse Felix Dahm, vice-presidente executivo de Inovação e Desenvolvimento Estratégico da BSN Medical, citado pela Market Wired.

“Temos uma equipa de engenheiros bastante empenhados em melhorar as terapias de compressão, uma experiência que também ajuda a prever certos efeitos adversos de um voo espacial” sublinhou.

A empresa pretende, para além das missões espaciais, ajudar outras pessoas que enfrentam problemas como a intolerância ortostática, uma vez que as roupas desenvolvidas para os astronautas podem também minimizar os problemas de quem sofre regularmente de queda de pressão repentina.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.