//

“Muros da Gentileza” ajudam sem-abrigo e famílias pobres no Irão

(c) islanded / Twitter

Um 'muro da gentileza' em Shiraz

Um ‘muro da gentileza’ em Shiraz

Uma iniciativa popular no Irão está a promover a doação de roupas nos muros das cidades do país para ajudar os sem-abrigo e famílias de baixos rendimentos a suportarem o frio desta época do ano.

Os “muros da gentileza“, como a iniciativa ficou conhecida, apareceram inicialmente nas maiores cidades do Irão e lançaram um amplo debate nas redes sociais sobre como ajudar os mais pobres, conta a BBC.

A ideia parece ter surgido na cidade de Mashhad, no nordeste do país. Segundo um jornal local, o movimento nasceu a partir do gesto de uma pessoa que instalou ganchos e cabides num muro e escreveu: “Se não precisa, deixe ficar aqui. Se precisa, leve.”

Ninguém sabe quem é o autor original da ideia, que quer permanecer anónimo.

Aos poucos, as pessoas começaram a deixar nos muros casacos, sapatos e outras roupas de inverno, para uso dos sem-abrigo ou famílias pobres.

Redes sociais

A ideia espalhou-se rapidamente a outras cidades iranianas graças às redes sociais, onde começaram a ser publicadas fotos de muros com doações, com mensagens a pedir colaboração.

“Não deixem nenhum sem-abrigo tremer de frio neste inverno”, diz uma das mensagens no Facebook.

“Esta é uma óptima iniciativa. Espero que se espalhe pelo resto do Irão”, diz um outro utilizador.

“Os muros lembram-nos normalmente de separação, mas, em algumas ruas de Shiraz, eles uniram as pessoas”, comenta um utilizador acerca de um muro da gentileza numa cidade no sul do Irão.

(c) far in / Twitter

'Muro da gentileza' em Esfahan

‘Muro da gentileza’ em Esfahan

Algumas pessoas, porém, vêem na necessidade desta iniciativa sinais de que o governo não está a cumprir a suas promessas.

“Os que estão no poder no nosso país não parecem ter as mesmas preocupações das pessoas que estão a ajudar”, diz um comentário no Facebook.

Se tivéssemos um estadista sábio e solidário, não teríamos nenhuma pessoa a passar por dificuldades neste país, já que temos uma grande quantidade de riquezas”, lamenta outro.

Apesar dos esforços do governo do presidente Hassan Rouhani para tirar o Irão do isolamento da comunidade internacional – que resultaram no histórico acordo nuclear fechado em julho, o país ainda enfrenta uma recessão económica e o desemprego continua elevado.

Estatísticas oficiais sugerem que haja 15 mil sem-abrigo no Irão, mas outras estimativas dizem que serão 15 mil apenas na capital, Teerão.

EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.