/

Mundial 2022 não deverá ser no Qatar

O Mundial 2022 não deverá acontecer no Qatar, afirma Theo Zwanziger, membro do Comité Executivo da FIFA. 

“Pessoalmente, acredito que o Mundial 2022 vai acabar por não se realizar no Qatar“, afirmou o dirigente alemão ao jornal Sport Bild.

A FIFA tem vindo a estudar novas datas de forma a que o Mundial se realizasse no inverno, evitando as altas temperaturas que se fazem sentir no verão escaldante do país do Médio Oriente, que frequentemente ultrapassam os 40ºC.

Contudo, uma eventual mudança nas datas do torneio – que geralmente se realiza entre junho e julho – causaria demasiados problemas para os calendários dos torneios nacionais.

A organização do Mundial no Qatar assegura que o evento é viável, já que os estádios a serem construídos, assim como áreas de treino e zonas para os adeptos, vão contar com tecnologia de arrefecimento.

No entanto, de acordo com Zwanziger, “os médicos afirmam que não se podem responsabilizar por um Mundial nestas condições”.

“Eles podem até conseguir arrefecer os estádios, mas um Mundial não acontece só aí”, afirma o dirigente, citado no Guardian, acrescentando que casos de risco para a saúde dos adeptos não estão entre as responsabilidades que a FIFA queira assumir.

Manuel Heinrich / Wikimedia

Theo Zwanziger, membro do Comité Executivo da FIFA

Theo Zwanziger, membro do Comité Executivo da FIFA

Face a estas declarações, a FIFA responde apenas que Theo Zwanziger “exprimiu uma opinião pessoal e disse isso explicitamente. Não vamos comentar uma opinião pessoal”.

A organização do Mundial 2022 no Qatar ficou definida em 2010, envolta em polémica desde então.

AF, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.