/

Mulher de Yanis Varoufakis vem à Bienal de Cerveira

1

danaestratou.art / Facebook

Danae Stratou, no seu antigo estúdio em Atenas. Actualmente, Stratou está radicada em Austin, no Texas, EUA

Danae Stratou, no seu antigo estúdio em Atenas. Actualmente, Stratou está radicada em Austin, no Texas, EUA

Danae Stratou, casada com o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, é uma das artistas convidadas a participar na 18.ª edição da Bienal de Cerveira, de 18 de julho a 19 de setembro, anunciou hoje a organização.

O programa foi apresentado durante a inauguração de uma exposição com obras da coleção do Museu Bienal de Cerveira, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, onde a mostra fica até 17 de abril.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Fundação Bienal de Cerveira, Henrique Silva, indicou que Danae Stratou irá apresentar um trabalho em vídeo e texto dedicado ao tema da globalização, e Margarida Reis, com trabalhos na área da tapeçaria, será outra das artistas convidadas.

O arquiteto Alcino Soutinho e o artista plástico Eurico Gonçalves serão homenageados nesta edição, segundo o responsável.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga do país, que se realiza desde 1978 em Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, tem recebido, nas últimas edições, entre 80 mil a 90 mil visitantes, para ver obras de cerca de 250 artistas portugueses e estrangeiros.

Olhar o passado para construir o futuro” será o tema da edição deste ano, e visa “identificar os saberes e tradições da região para apresentar soluções de identificação contemporânea”.

O vice-presidente sublinhou que os objetivos da bienal se mantêm desde a sua criação: “Oferecer um local de encontro, debate e investigação de arte contemporânea, num programa concertado com a Galiza e o ensino superior a nível europeu”.

@danaestratou / Twitter

Danae Stratou é casada com o ministro das Finançlas grego, Yanis Varoufakis

A artista plástica Danae Stratou é casada com o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis

Questionado sobre a evolução do certame, Henrique Silva avaliou que “a estrutura montada está consolidada e há tempo para a preparação, mantendo o nível de capacidade financeira e de conhecimento”.

Com um orçamento anual que ronda os 500 mil euros, a bienal envolve um concurso internacional aberto a artistas portugueses e estrangeiros, cujas inscrições deste ano terminaram a 14 de março, e a participação de 15 instituições do ensino superior das áreas artísticas.

Atribui em todas as edições um primeiro prémio, um prémio revelação e, este ano, terá um prémio do Instituto Português do Desporto e Juventude para um artista com idade até 30 anos. Os valores deste prémio ainda não estão definidos.

Além da exposição das obras, o programa do certame vai incluir conferências, debates, ateliês, visitas guiadas e espetáculos de luz e som.

De acordo com a fundação, a atual mostra do acervo do museu deverá ser apresentada em 2016 em Santiago de Compostela, em Espanha.

Intitulada “Diálogos com as obras do Museu Bienal de Cerveira”, a mostra tem o apoio do Programa Operacional da Região Norte.

Nesta exposição estão representados, entre outros, os artistas Ana Hatherly, José Rodrigues, Justino Alves, Ana Vidigal, Ângelo de Sousa, Cabrita Reis, Pedro Calapez, Costa Pinheiro, Pedro Casqueiro, David de Almeida, Renan Vieira Andrade, Eduardo Nery, Elieni Tenório, Scoditti e Fátima Mendonça.

O acervo do Museu de Arte Contemporânea de Cerveira ronda atualmente as 500 obras.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.