/

Mulher de antigo ministro grego condenada por corrupção capturada após fuga

2

d. r. γιορτη δημοκρατιας

O antigo ministro socialista da Defesa da Grécia, Akis Tsochatzopoulos e a mulher, Vicky Stamati

A mulher de um antigo ministro grego, condenada ao mesmo tempo que o marido a prisão efetiva por corrupção, foi encontrada hoje pela polícia, 24 horas após ter fugido de um hospital psiquiátrico onde era tratada, informou fonte judicial.

Vicky Stamati foi encontrada no adro de uma igreja em Haidari, subúrbio ateniense onde se situa o hospital para o qual tinha sido transferida há 18 meses por razões psicológicas e onde era alvo de vigilância contínua.

“Quero ver o meu filho (com nove anos) e o meu médico”, disse quando foi detida, segundo meios de informação locais.

As circunstâncias precisas da sua fuga na quinta-feira de manhã não são conhecidas. De acordo com alguns media, foi encontrada partida a porta da varanda do seu quarto.

A justiça tinha rejeitado recentemente um pedido de libertação de Vicky Stamati, condenada em 2013 a 12 anos de prisão, enquanto o marido, o antigo ministro socialista da Defesa Akis Tsochatzopoulos, foi condenado a 20 anos de prisão por branqueamento de dinheiro relacionado com contratos de armamento.

Tsochatzopoulos, de 75 anos, que está na prisão de alta segurança de Korydallos, perto de Atenas, tornou-se para a opinião pública grega o símbolo da corrupção de uma classe política tida como responsável pela crise em que o país vive desde 2010.

/Lusa

2 Comments

  1. Afinal os gregos não são “calões” a… Investigar, formular acusação, julgar e a condenar e logo dois… 12 e a 20 anos. Ela e ele. HHEIM!?!

  2. Gregos q’é isso? Reacionariamente – Portugal à beira do mar plantado…
    Justiça seja feita: Nunca em Portugal tanto foi investigado em tão pouco tempo… Aguardemos por julgamentos e eventuais condenações dos que gozam da presunção de inocência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.