//

Mulher de 61 anos que ajudou Pedro Dias constituída arguida

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Uma mulher de 61 anos foi constituída arguida na sequência dos crimes de Aguiar da Beira, juntamente com o homem detido esta terça-feira, que é suspeito de cinco crimes de homicídio qualificado, três deles na forma tentada.

A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, esclareceu em comunicado que Pedro Dias, que andou fugido desde o dia 11 de outubro, é também suspeito de dois crimes de sequestro, dois de roubo e um crime de furto.

Na mesma nota hoje divulgada, refere que, para além da detenção do suspeito, foi também constituída e interrogada como arguida uma mulher, de 61 anos, “sobre a qual recaem fundadas suspeitas de favorecimento pessoal ao ora detido, em diferentes momentos subsequentes ao início de todo o ‘iter criminis’ que lhe é imputado”.

Fonte da PJ adiantou à agência Lusa que a mulher constituída arguida é “amiga” do detido, também conhecido como Piloto.

A PJ refere que o homem que se entregou às autoridades em Arouca é suspeito da autoria de vários crimes de homicídio e outros, ocorridos desde 11 de outubro e terça-feira, em Aguiar da Beira (Guarda), Arouca (Aveiro) e Vila Real.

Segundo a fonte, o detido, de 44 anos, é o presumível autor “de cinco crimes de homicídio qualificado, três dos quais na forma tentada, dois crimes de sequestro, pelo menos dois crimes de roubo e um crime de furto, entre outros, pendentes de melhor e mais cuidada averiguação”.

“Ao longo de aproximadamente quatro semanas de investigação, em estreita colaboração operacional com a GNR, foi possível reconstruir parte substancial do itinerário de fuga empreendido pelo ora detido e recolher relevantes elementos indiciários relativos à vasta atividade delituosa que lhe é imputada”, indica a PJ.

A detenção do suspeito, na terça-feira, “ocorreu na sequência de oportuna manifestação de vontade de entrega à PJ, realizada por intermédio da mandatária do ora detido, e concretizada em Arouca”, esclarece ainda a PJ.

Segundo a RTP, Pedro Dias diz estar inocente e referiu que viveu as últimas semanas com apenas 60 euros. O suspeito garantiu à estação que nunca saiu do país, tendo estado sempre na região.

A entrega decorreu em direto, depois do suspeito ter referido aos seus advogados que não se sentia seguro e que estava a ser vítima de “tentativas de homicídio”.

Antes da detenção, Pedro Dias deu uma entrevista exclusiva à jornalista Sandra Felgueiras, que deverá ser transmitida integralmente na próxima sexta-feira.

O detido, que está desde cerca das 03h00 de hoje no Estabelecimento Prisional da Guarda, irá ser presente às competentes autoridades judiciárias, para efeitos de primeiro interrogatório judicial e consequente submissão a adequadas medidas de coação.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.