/

Muçulmanos abrem as mesquitas para tranquilizar britânicos

kevinschoenmakersnl / Flickr

-

O Conselho dos Muçulmanos do Reino Unido decidiu abrir algumas das mesquitas de todo o país ao público no domingo, num gesto inédito para tranquilizar os concidadãos britânicos após as ameaças e os atentados terroristas em França.

Os visitantes serão recebidos por “membros da comunidade”, que responderão às suas perguntas sobre os muçulmanos e o Islão, precisou hoje o Conselho dos Muçulmanos do Reino Unido (MCB) num comunicado em que indica as mesquitas que vão aderir à experiência.

Segundo uma porta-voz contactada por telefone pela agência de notícias francesa, AFP, este dia, batizado como #VisitMyMosque, constitui a primeira ação do género.

Trata-se de uma “iniciativa nacional dos muçulmanos para estender a mão aos seus concidadãos britânicos após as tensões relacionadas com o terrorismo“, explica a organização no comunicado.

As mesquitas oferecerão chá e bolos, bem como uma perspetiva do quotidiano de um centro de culto muçulmano”, acrescentou.

Esta iniciativa surge três semanas depois dos atentados em Paris, que fizeram 20 mortos, incluindo os três atacantes, e cujos autores os reivindicaram em nome do Islão radical.

Na sequência desses acontecimentos, o Governo britânico enviou uma carta a cerca de 1000 mesquitas, convidando os imãs a “explicar e mostrar como a fé no Islão pode fazer parte da identidade britânica”.

A missiva foi mal recebida pelo MCB, que se interrogou sobre se ela significava que os muçulmanos estavam intrinsecamente excluídos da sociedade britânica e, por outro lado, se ela insinuava que os “muçulmanos não fizeram o suficiente para lutar contra o extremismo”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.