//

Movida a energia solar, a cidade do futuro ganha corpo em Abu Dhabi

(dr) masdar.ae

Vista aérea de Masdar

Vista aérea de Masdar

Bem no meio do deserto há um lugar onde o calor é extremo – 63° graus ou mais, no verão. E foi exactamente por causa da temperatura que foi construída em Masdar, Abu Dhabi, uma das maiores fábricas de energia solar do mundo.

Masdar é uma cidade que está a ser construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A sua principal característica é a sustentabilidade, incluindo o objectivo de se tornar neutra em emissões de CO2, vai acolher uma universidade, a Masdar Institute of Science and Technology, e várias empresas.

A central de energia solar  de Masdar tem 2.5 km2 de área e uma imensa plantação de espelhos de prata, capazes de produzir luz e água quente para 20 mil habitações.

Parece pouco, num país de 9 milhões de habitantes, mas é só o início de um projecto estratégico. Os Emirados estão a investir em fontes energéticas renováveis.

As energias renováveis não vão substituir o petróleo, que os árabes têm de sobra para mais 100 anos pelo menos. O que pretendem é diversificar e poluir menos – uma aposta no futuro.

Para recolher melhor a luz, os espelhos parabólicos estão todo o dia em movimento, acompanhando o sol de nascente a poente. Da fábrica sai energia limpa.

Foi esta preocupação com o planeta que levou o Abu Dhabi a tirar do papel a fantástica cidade sustentável de Masdar. E 10% do planeado está pronto.

 

 

Um traçado urbanístico ousado, que deixa os carros de fora: na cidade só se anda a pé ou de bicicleta. As ruas são bem estreitas para que um prédio faça sombra no outro. É perfeito para o deserto.

Os revestimentos das paredes isolam o calor e a direcção dos ventos foi estudada para criar corredores de brisas. Uma torre de 45 metros de altura suga o ar quente do alto e transforma-o em vento ameno em baixo.

Por enquanto, há poucos moradores, quase todos alunos do Masdar Institute, o mais importante centro de investigação do país, voltado para o estudo de energias alternativas, sustentabilidade e meio ambiente, e grande importador de talentos.

A cereja no topo do bolo desta pequena cidade fantástica é o seu automóvel: totalmente automático, sem piloto, usado apenas para ir até o estacionamento, circula por baixo da terra, sozinho. Simplesmente genial.

EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.