Motores do avião da TransAsia falharam antes de cair ao rio

Ministério da Defesa de Taiwan

Recuperação do avião da TransAsia que caiu perto de Taipei, Taiwan

Recuperação do avião da TransAsia que caiu perto de Taipei, Taiwan

Os dois motores do avião da TransAsia falharam antes de o aparelho ATR 72-600 ter caído ao rio na quarta-feira em Taipé, causando a morte de pelo menos 35 pessoas, disse hoje o Conselho de Segurança da Aviação Civil.

“Com base nos dados que temos até agora, podemos ver que, por um período de tempo, ambos os motores deixaram de funcionar”, afirmou Thomas Wang, diretor da agência que está a investigar a causa do acidente.

“O motor direito incendiou-se, o que lançou alerta para o cockpit. O motor esquerdo foi desligado pelo comando e o piloto tentou reiniciá-lo, mas não conseguiu”, afirmou Wang.

O ATR 72-600 caiu num rio minutos depois da descolagem do aeroporto Songshan de Taipé, com 53 passageiros – incluindo 31 turistas chineses – e cinco tripulantes a bordo.

Equipas de resgate tentavam hoje encontrar oito desaparecidos.

Pilotos aclamados como heróis

O voo GE235 tinha como destino Kinmen, pequena ilha localizada junto à China, mas controlada por Taiwan.

O piloto, Liao Chien-tsung, de 41 anos, foi uma das 35 vítimas da queda do aparelho. Quinze pessoas sobreviveram ao acidente aéreo.

A generalidade da população e os media de Taiwan assinalam a bravura de Chien-tsung, que tentou fazer cair o avião no rio.

A manobra não só provavelmente permitiu que houvesse sobreviventes, como evitou que ocorresse um grande número de vítimas em terra, caso a aeronave se tivesse despenhado na densamente povoada cidade de Taipé.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.