/

Moscovo avisa: fumar mata mais pessoas do que Obama

2

Imgur

“Fumar mata mais pessoas do que Obama, que já mata muita gente. Não fume. Não seja como Obama.”

Uma imagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com um cigarro na boca protagoniza um polémico anúncio antitabaco em Moscovo, na Rússia.

O cartaz foi visto por várias pessoas perto do centro da capital russa, na esquina das ruas Suschevsky Val e Dvintsev, instalado numa paragem de autocarros.

“Fumar mata mais pessoas do que Obama, que já mata muita gente”, lê-se no cartaz.

Dmitry Gudkov / Facebook

"Estou enojado e envergonhado do que aparece nas ruas da capital russa", afirmou Dmitry Gudkov

“Estou enojado e envergonhado do que aparece nas ruas da capital russa”, afirmou o deputado Dmitry Gudkov

Dmitry Gudkov, deputado russo crítico ao governo de Vladimir Putin, publicou uma foto do anúncio em sua página do Facebook. “Estou enojado e envergonhado do que aparece nas ruas da capital russa”, escreveu.

Não se sabe ainda quem é o responsável pelo anúncio, que tornou-se viral na internet, e termina dizendo: “Não fume. Não seja como Obama”.

Barack Obama deixou de fumar (pelo menos oficialmente) em 2010. A mulher, Michelle, diz que ele abandonou o vício para dar bom exemplo às filhas.

Não é a primeira vez que o presidente dos EUA aparece em anúncios negativos na Rússia.

Segundo o Moscow Times, um grupo de artistas pró-Putin afixou, no mês passado, em frente à Embaixada dos EUA na capital, um cartaz de Obama com a palavra “assassino”.

Em dezembro de 2015, uma cadeia de supermercados russa teve que se desculpar por vender uma tábua de corte com uma imagem de Obama representado como chimpanzé.

As relações entre EUA e Rússia deterioraram-se nos últimos anos devido ao apoio do Kremlin ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, e pela incorporação russa da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, em 2014.

Na semana passada, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, disse que as tensões entre Rússia e Ocidente levaram o mundo a uma “nova Guerra Fria”.

ZAP / BBC

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.