Morte de bebé no hospital da Guarda investigada por alegada falta de assistência

2102

A administração da Unidade de Saúde Local da Guarda está a investigar o caso de uma mulher que, esta quinta-feira, perdeu a sua bebé, depois de só ter sido atendida por um obstetra uma hora e meia depois.

Segundo o Jornal de Notícias, a mulher em final de gestação deu entrada no Hospital da Guarda, esta quinta-feira, com perdas de sangue. No entanto, terá estado uma hora e meia à espera do obstetra, que só chegou quando já não havia nada a fazer.

A administração da Unidade de Saúde Local da Guarda já abriu um processo para apurar responsabilidades pela morte da bebé, por alegada falta de assistência.

De acordo com o JN, a mulher só tinha cesariana agendada para o próximo dia 27 mas, naquela manhã, decidiu deslocar-se ao serviço de obstetrícia, onde acabou mesmo por entrar em trabalho de parto.

Em conferência de imprensa, a administração do hospital recusou-se a confirmar qualquer cenário, declarando que já foi aberto um inquérito.

“Esta situação precisa de ser observada por alguém externo. Não posso estar a dizer algo que não está provado ainda”, explicou o diretor clínico, citado pelo Correio da Manhã. O corpo da bebé foi entretanto transportado para o Instituto de Medicina Legal do Porto.

Escreve o CM que a mulher, de 39 anos, estava grávida de uma menina, depois de ter recorrido a vários tratamentos para conseguir engravidar.

ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma notícia envolvendo este hospital pelos piores motivos….

    Sou de Coimbra mas de “ascendência” da Beira Alta terra de boa gente; tenho no entanto muita vergonha por, desde pequeno, ouvir dizer muito mal deste hospital….estes últimos meses então têm sido profíquos em desgraças….

    A ideia com que fico das notícias destes útlimos tempos é a de que tudo se deve a razões economicistas, que não contratam/pagam o necessário para que este tipo de tragédias ocorra…

    Sr Ministro, veja o histórico deste hospital e aja…puna severamente quem põe dinheiro à frente da saúde

    ps. não tenho nem nunca tive qualquer afiliação com este o outro hospital, nem tão pouco trabalho em saúde; esta notícia foi apenas o transbordar do copo talvez por imaginar o sofrimento desta família que tanto terá penado, através de PMA’s e não só para poder ser pais….o que aconteceu é de uma injustiça indescritível

  2. Uma triste noticia que envolve o Hospital da Guarda. O meu filho nasceu há quase um ano na maternidade do Hospital da Guarda e só posso dizer bem deste Hospital. As aulas de preparação para o parto nesta instituição foram sem duvida uma grande ajuda, muito esclarecedoras. A médica que seguiu a minha esposa foi incansável, uma excelente profissional. Enquanto a minha mulher lá esteve internada vi que toda a equipa se preocupava com o bem estar das mães e dos bebés. É de facto uma das melhores maternidades do país!

    Esta situação é desoladora, é necessário apurar factos e responsabilidades e perceber o que falhou.

RESPONDER

-

Investigadores criam novo tipo de células solares

Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram um novo tipo de células solares, mais eficientes que as existentes e que podem ser fabricadas a temperaturas mais baixas, aumentando o número de possíveis aplicações com …

-

Poluição está relacionada com 2,7 milhões de nascimentos prematuros

O nascimento prematuro é uma das maiores causas da mortalidade infantil. Aos inúmeros factores de risco que contribuem para tal, como doenças crónicas, tabagismo e consumo de álcool durante a gravidez, agora os cientistas descobriram mais …

Donald J. Trump, 45º presidente dos EUA

Casa Branca despede alto assessor do Conselho de Segurança Nacional

A Casa Branca despediu "de uma forma abrupta" um alto assessor do Conselho de Segurança Nacional, após saber que este tinha criticado o Presidente Donald Trump e a sua equipa durante um evento. Craig Deare, que …

Caverna dos Cristais, na mina de Naica, em Chihuahua, México.

Cientistas encontram vida adormecida há mais de 10 mil anos em cristais gigantes

Trata-se de uma descoberta extraordinária num lugar incrível. Cientistas extraíram e reviveram micróbios que estavam "adormecidos" há milhares de anos, dentro dos famosos cristais gigantes das cavernas da montanha de Naica, no México. Acredita-se que estes …

-

Sporting vence Rio Ave e segura terceiro lugar

O Sporting venceu hoje em casa o Rio Ave, por 1-0, em jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e conolidou o terceiro lugar, graças a um golo de Alan Ruiz. Num partida …

A presidente afastada Dilma Rousseff faz a sua defesa diante dos Senadores durante sessão de julgamento do impeachment

Dilma Rousseff admite candidatar-se a senadora ou deputada

A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, destituída em 2016, admitiu vir a candidatar-se a um lugar de senadora ou deputada e afirmou numa entrevista hoje divulgada que nunca deixará de fazer política. "Não deixarei nunca de fazer …

-

IKEA censura mulheres em catálogo e gera polémica

A empresa sueca IKEA distribuiu um catálogo em Israel no qual retirou as fotografias de mulheres e raparigas para a publicação poder circular nas comunidades judaicas ultraortodoxas. O chamado Catálogo kosher, é uma estratégia da empresa para …

-

Milhares de pessoas marcham em Barcelona em apoio ao acolhimento de refugiados

Cerca de 160 mil pessoas participaram esta tarde em Barcelona numa manifestação a favor do acolhimento de refugiados que chegam à Europa em fuga a conflitos nos seus países, disseram os organizadores à agência espanhola …

-

Sites da empresa responsável pela libertação de dióxido de enxofre alvo de ataque informático

Os sites da empresa Sapec, dona dos armazéns de enxofre em Setúbal onde um incêndio provocou a libertação de uma nuvem tóxica, estão hoje a ser alvo de um ataque informático apoiado pelo grupo Anonymous …

-

Governo deixa de fazer mudanças no preço da gasolina

O Governo deixa, este ano, de fazer a reavaliação trimestral do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), ao contrário do que aconteceu em 2016. Numa nota enviada à agência Lusa, o gabinete do Ministério das Finanças …