Morreu uma mente brilhante

1

Sandstein / Wikimedia

O matemático e economista John Forbes Nash Jr., uma mente brilhante do nosso tempo.

O matemático e economista John Forbes Nash Jr., uma mente brilhante do nosso tempo.

O matemático americano John Nash, cuja história de vida se transformou no filme vencedor do Oscar “Uma Mente Brilhante”, morreu este sábado num acidente de carro, noticia a imprensa norte americana.

John Nash, de 86 anos, e a sua mulher, Alicia morreram quando o táxi em que estavam se envolveu num acidente em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Considerado uma das maiores mentes contemporâneas, o matemático é conhecido pelo seu trabalho na Teoria dos Jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais.

Em 1978, venceu o Prémio Teoria John von Neumann, pelas suas descobertas na teoria dos equilíbrios não-cooperativos, agora chamada Teoria do Equilíbrio de Nash — uma situação em que, num jogo envolvendo dois ou mais jogadores, nenhum jogador tem a ganhar mudando unilateralmente a sua estratégia.

Professor do MIT e catedrático na Universidade de Princeton, ganhou o Prémio Nobel da Economia em 1994, com Reinhard Selten e John Harsanyi,

Os seus avanços no campo da matemática – e sua luta contra a esquizofrenia, de que começou a mostrar sinais em 1958  – foram o foco do filme “Uma Mente Brilhante”, vencedor de 4 Óscares.

O actor Russell Crowe, que o interpretou no filme, publicou no seu twitter uma mensagem de condolências.

“Atordoado… o meu coração está com John, Alicia e família. Uma parceria incrível. Mentes brilhantes, corações brilhantes…”

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.