Morreu Tama, a gata que era chefe de uma estação de comboios no Japão

2

woofiegrrl / Flickr

Tama, a gata chefe da estação de Kishi, em Kinokawa, Wakayama, no Japão

Tama, a gata que foi nomeada chefe de uma estação de comboios e que se tornou atração turística numa região no oeste do Japão, morreu esta segunda-feira.

O animal, de 16 anos, morreu alegadamente de insuficiência cardíaca, explicou a empresa ferroviária Wakayama Electric Railway.

A empresa, que opera a linha local Kishigawa na prefeitura de Wakayama, decidiu nomear a gata chefe da estação de Kishi em janeiro de 2007.

Desde então, vestia o animal com o uniforme usado pelos funcionários da empresa, uma extravagância que não tardou a surtir efeitos.

Em menos de uma década, a linha férrea situada numa zona rural do país aumentou em 20% o volume de passageiros.

O número de turistas japoneses e estrangeiros que passou a deslocar-se à localidade de Kinokawa, onde se situa a estação, aumentou ao ponto de provocar problemas de estacionamento no município.

O sucesso inesperado de Tama levou a empresa a dar o nome da gata a um dos seus comboios e a nomeá-la presidente honorária em 2013.

O próprio governador de Wakayama, Yoshinobu Nisaka, emitiu hoje um comunicado no qual destacou o papel da gata como “superestrela do turismo dentro e fora do Japão, que muito contribuiu para a promoção” turística da região.

dugspr / Flickr

Tama Densha, o comboio da Wakayama Electric Railroad baptizado em honra da gata chefe de estação Tama

Tama Densha, o comboio da Wakayama Electric Railroad baptizado em honra da gata chefe de estação Tama

/Lusa

2 Comments

  1. A Gata é muito bonita, mas mesmo que não fosse, tem mais “personalidade” que a maioria dos humanos. Eu não gostava de gatos, depois de os compreender concluí que são animais muitíssimo interessantes!
    Paz à sua Alma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.