Morreu Piers Sellers, um dos pais da Estação Espacial Internacional

NASA

O ex-astronauta Piers Sellers, um dos pais da Estação Espacial Internacional

O ex-astronauta Piers Sellers, um dos pais da Estação Espacial Internacional

O cientista, climatologista e astronauta norte-americano Piers Sellers morreu este sábado nos EUA, aos 61 anos, de cancro.

Segundo uma nota publicada pela agência espacial norte-americana NASA, o cientista de origem britânica Piers Sellers morreu em Houston, no Texas, com um cancro pancreático.

Toda a família da NASA está de luto e lamenta a morte do cientista e astronauta Piers Sellers”, diz a NASA.

“Piers dedicou a sua vida a salvar o planeta. O seu trabalho como cientista do clima, em modelagem computacional do sistema climático, estudos de monitorização remota via satélite e o seu trabalho no terreno com aviões, satélites e equipas terrestres abriram novas perspectivas na compreensão dos sistemas da Terra“, acrescenta a nota da NASA.

Formado em Biometeorologia e Ciência da Ecologia, o ex-astronauta era Director da Divisão de Ciências da Terra da NASA.

Nascido em Inglaterra, em 1955, Sellers mudou-se com a mulher para os Estados Unidos em 1982 porque o seu objectivo – ser astronauta – dificilmente seria atingido no Reino Unido, que não tem programa espacial próprio e não participa com tripulações humanas nos programas da agência espacial europeia ESA.

Sellers candidatou-se à NASA em 1984, mas o facto de ser britânico impediu inicialmente a sua entrada. Em 1996, Piers Sellers entrou finalmente para a agência espacial norte-americana.

O cientista era um veterano do programa Space Shuttle – voou no Atlantis, Discovery e Columbia – e foi um dos construtores da Estação Espacial Internacional (EEI), onde esteve três vezes em missão (2002, 2006 e 2010).

Fez seis caminhadas em espaço aberto, entre as quais uma caminhada de 19 horas durante a Expedição 5 da EEI, a sua primeira missão, para montar uma das principais peças da estrutura central da Estação Espacial.

Michael Edward Fossum / NASA

Piers Sellers em uma caminhada no espaço durante a missão STS-121 da EEI, em 2006

Piers Sellers em uma caminhada no espaço durante a missão STS-121 da EEI, em 2006

ZAP // NASA / Wikipedia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.