Morreu o último dos “Tigres Voadores” chineses da II Guerra Mundial

约翰·弗洛曼 / Wikimedia

Long Qiming, um dos Flying Tigers chineses da II Guerra Mundial, com  um caça P-40 Warhawk na base aérea de Kunming, em 1 de Setembro de 1944

Long Qiming, um dos Flying Tigers chineses da II Guerra Mundial, com um caça P-40 Warhawk na base aérea de Kunming, em 1 de Setembro de 1944

Long Qiming, o último dos “Tigres Voadores” chineses, uma unidade de aviadores formada inicialmente por voluntários norte-americanos contra a invasão japonesa na China, morreu na quarta-feira, informa hoje a imprensa local.

Long Qiming, de 91 anos, que era o único membro da unidade que ainda estava vivo, na China, morreu num hospital do município de Chongqing, no centro do país, onde estava internado há mais de uma semana, de acordo com informações divulgados pelos ‘media’ chineses.

A esquadrilha, criada em dezembro de 1941, após o ataque a Pearl Harbour, tornou-se famosa em todo o mundo pelo seu arrojo no combate contra a muito superior Força Aérea do Japão, pilotando aviões, em muitos casos, inferiores aos dos nipónicos.

O general norte-americano Claire Chennault, na altura assessor do governo chinês, que se tornou numa figura conhecida em ambos os países, fundou e comandou a unidade que desapareceu em julho de 1942 ao ser integrada num grupo de caças-bombardeiros da Força Aérea dos Estados Unidos, embora o nome “Tigres Voadores” tenha perdurado durante todo o conflito.

Long Qiming, oriundo de uma família do sul da China, alistou-se na unidade e participou como piloto em missões de combate ou de transporte de equipamentos militares da Índia para a China.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.