Morreu o socialista José Lello

Stortinget / Flickr

José Lello, ex-deputado e antigo ministro socialista

José Lello, ex-deputado e antigo ministro socialista

O ex-deputado e antigo ministro socialista José Lello morreu esta sexta-feira.

O antigo ministro da Juventude e do Desporto morreu aos 72 anos vítima de cancro, revela o Jornal de Notícias.

De acordo com o Diário de Notícias, José Lello estava internado numa unidade hospitalar do Porto.

Natural do Porto e engenheiro de formação, José Manuel Lello Ribeiro de Almeida foi Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 1995 e 2000 e ministro da Juventude e do Desporto entre 2000 e 2002, nos governos de António Guterres.

Foi deputado com vários mandatos na Assembleia da República desde 1983, eleito pelo círculo do Porto, tendo saído da bancada parlamentar do PS após as últimas legislativas, em 2015.

Ao longo da sua carreira foi ainda gestor e vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa.

A direção do PS expressou já “profunda consternação” pela morte do antigo ministro e dirigente socialista José Lello, considerando que prestou “relevantes serviços” ao seu partido e a Portugal como deputado ou membro de governos.

Marcelo lembra “contributo para a causa pública”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de José Lello, sublinhando o “valor e contributo para a causa pública” dados em vida pelo socialista.

“José Lello viu em vida reconhecido o seu valor e contributo para a causa pública, tendo recebido condecorações da parte de muitos países. Destaque particular, naturalmente, para a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, com que Portugal assinalou a importância da sua vida e obra”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa, em nota publicada na página Internet da Presidência.

O chefe de Estado frisa que Lello foi um “destacado militante do Partido Socialista, foi deputado durante mais de 30 anos, desde 1983, e serviu como membro dos governos de António Guterres nos anos 90 e já no início do século XXI”.

“Teve ainda uma longa e importante carreira política, nacional e internacional, chegando a presidente da assembleia parlamentar da NATO, função que exerceu durante um ano”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa, para quem a morte de José Lello “empobrece a vida política portuguesa”.

“À família enlutada, bem como à sua família política, na pessoa do presidente do Partido Socialista, apresento as minhas sinceras condolências”, conclui o Presidente.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.