//

Morreu o realizador Michael Cimino

1

(dr) Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc.

O realizador e produtor Michael Cimino

O realizador e produtor Michael Cimino

O cineasta norte-americano Michael Cimino, que venceu o Óscar de Melhor Realizador por “O caçador”, morreu aos 77 anos, informou o diretor do festival de cinema de Cannes, Thierry Fremaux.

“Michael Cimino morreu, em paz, rodeado pelos seus e pelas duas mulheres que o amavam. Nós também o amávamos”, refere Thierry Fremaux na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Além do Óscar de Melhor Realizador, o filme O caçador” (The Deer Hunter, 1978) foi ainda premiado com o Óscar de Melhor Filme e com o Globo de Ouro de Melhor Realizador.

Entre outros filmes, Michael Cimino realizou “A última golpada” (1974), “As portas do céu” (1980), “O ano do dragão” (1985) e “A noite do desespero” (1990).

A carreira de Cimino é o exemplo paradigmático de uma ascensão meteórica e queda abrupta.

Depois do êxito de “O Caçador“, a United Artists deu ao novo menino prodígio de Hollywood carta branca para realizar “As portas do céu“.

Mas a filmagem de “As portas do céu” ficou marcada por episódios controversos, causados pelo perfeccionismo do realizador, por sucessivas demissões e contratações, pelos falhanços no orçamento e prazo de filmagem, e por diversas polémicas – entre as quais mortes de animais nos bastidores.

O resultado foi um fracasso de crítica e bilheteira, que levou a United Artists à falência – e mais nenhum filme de Cimino viria a ter o sucesso de “O Caçador“.

O filme marca também o fim de uma era no cinema de Hollywood, a “American New Wave”, de que Michael Cimino,  juntamente com Martin Scorcese e Francis Ford Copolla, era um dos nomes maiores.

ZAP / Lusa / Wikipedia

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.