/

Morreu o homem que sem querer precipitou a queda do Muro de Berlim

1

Allgemeiner Deutscher Nachrichtendienst - Zentralbild (Bild 183)

Günter Schabowski, porta-voz do governo da Alemanha de Leste em 1989 na Alexanderplatz, Berlim

Günter Schabowski, porta-voz do governo da Alemanha de Leste em 1989 na Alexanderplatz, Berlim

Günter Schabowski, o funcionário do governo da Alemanha de Leste que, inadvertidamente, precipitou a queda do Muro de Berlim, morreu este domingo aos 86 anos num asilo para idosos em Berlim, anunciou a sua viúva, Irina Schabowski.

A 9 de novembro de 1989, Günter Schabowski, na altura porta-voz do governo da Alemanha de Leste, presidia a uma conferência de imprensa para anunciar, entre outras medidas, nova legislação sobre viagens.

Quando a conferência de imprensa se aproximava já do seu final, Schabowski puxou de uma folha de papel do bolso e leu uma nota sobre o decreto, que referia que seriam concedidos vistos grátis a quem quisesse viajar para fora do país.

“A partir de quando?” perguntou um jornalista italiano.

Schabowski hesitou um pouco, e disse: “Tanto quanto sei…a partir de agora, imediatamente“, conta a Deutsche Welle.

A conferência de imprensa estava a ser transmitida em directo pelas televisões do país, que, poucos minutos depois das declarações de Schabowski, anunciavam ao Mundo: “o Muro caiu!“.

A inesperada notícia provocou na altura uma corrida de milhares de berlinenses de leste aos postos de controle na fronteira com a Alemanha Ocidental, onde os perplexos guardas fronteiriços ligavam aos superiores a pedir instruções.

Às 22:42 locais, a televisão pública ocidental anuncia: “Hoje, 9 de novembro de 1989, é um dia histórico. As portas do muro estão abertas“.

De seguida, a multidão precipita-se para Berlim Ocidental e alemães dos dois lados do muro abraçam-se, eufóricos.

Menos de um ano depois, a 3 de outubro de 1990, as duas Alemanhas uniram-se num só país, pondo fim a quatro décadas de separação.

ZAP / DW / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.