/

Morreu o homem que dizia ter morto Mussolini

1

autor desconhecido / wikimedia

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

O italiano Bruno Giovanni Lonati, o ex-resistente que reclamou ter executado o ditador Benito Mussolini em 1945, morreu no domingo, tendo o funeral decorrido hoje, anunciaram hoje as autoridades de Brescia, no norte de Itália.

Bruno Giovanni Lonati, ex-resistente, cujo nome de guerra era “comandante Giacomo”, morreu este domingo, aos 94 anos, na casa onde residia depois de se ter reformado, referem os jornais locais.

Lonati publicou em 1994 um livro que contradizia a versão oficial da execução de Mussolini, e que mantinha que o ditador foi fuzilado no dia 28 de abril de 1945 por um pelotão da resistência italiana, depois de ter sido capturado no momento em que tentava refugiar-se na Suíça na companhia da amante, Clara Petacci.

No livro “28 de abril. Mussolini e Claretta: a Verdade”, Lonati reconstrói o dia da execução de Mussolini e afirma que foi ele quem disparou o gatilho sob as ordens dos serviços secretos britânicos.

As declarações do “comandante Giacomo” levaram à realização, em 2004, do documentário “Mussolini: a última verdade”, que revisita os pontos obscuros que ainda prevalecem sobre a morte do ditador fascista, referindo que terá sido assassinado por ordens do antigo primeiro-ministro britânico, Winston Churchill.

Na altura, o documentário deu crédito à tese de Lonati, que revelou que enquanto executava Mussolini, um tal “capitão John”, oficial dos serviços secretos britânicos de origem siciliana, cujo nome real era Roberto Macarrone, executava Clara Petacci.

O objetivo da operação era, segundo o antigo membro da resistência, recuperar a correspondência que o ditador manteve com Churchill e que Londres queria “a todo o custo”.

/Lusa

1 Comment

  1. A morte (ou não, pois até nisso há duvidas) do ditador fascista continua envolta nalgum mistério, coisa que por norma acontece quando homens de estado morrem de forma violenta. Os corpos (do ditador e da amante) ficaram práticamente irreconheciveis quando foram expostos em Milão e deixados á furia da população, o que deu origem a muitas teorias da conspiração, nomeadamente a famosa “Operação Gládio”.
    Penso que a verdade total nunca será conhecida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.