//

Morreu o cartoonista José Vilhena

4

© José Vilhena

-

 

O cartoonista José Vilhena, de 88 anos, fundador das revistas O Moralista e Gaiola Aberta, morreu este sábado em Lisboa, no Hospital de S. Francisco Xavier, vítima de doença prolongada.

O velório de José Vilhena realiza-se no domingo a partir das 18:00 na Basílica da Estrela, em lisboa, estando o funeral previsto para as 11:00 para o cemitério do Alto de S. João, onde se realiza a cerimónia de cremação, pelas 12:00, disse a mesma fonte.

Natural de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes, no Porto, vindo a instalar-se em Lisboa.

Na década de 1950 assinou cartoons para o jornal Diário de Lisboa e para O Moralista, a Gaiola Aberta e o Mundo Ri, publicações de que foi um dos fundadores.

“José Vilhena foi o autor incontornável de três ou quatro décadas do humor em Portugal”, afirma em comunicado o seu sobrinho Luís Vilhena.

“Umas vezes pela crítica de costumes, outras vezes no olhar sobre a política, outras sobre a Igreja e quase sempre sobre a mulher, a sua obra, na tradição de Gil Vicente, Bocage ou Bordalo Pinheiro, é uma crónica dos tempos”, acrescenta o familiar do cartoonista.

/Lusa

4 Comments

  1. Fui sempre grande admiradora de José Vilhena, tive alguns problemas com a policia politica quer portuguesa quer espanhola, pela voluntaria publicidade das suas revistas , o que me deu muito prazer. Fazia parte da minha juventude a provocação .

  2. Grande admirador de José Vilhena, grande cartoonista e grande humorista. Ainda tenho comigo 2 publicações suas de antes do 25 Abril

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.