/

Morreu Harper Lee, autora de “To Kill a Mocking Bird”

DR

Harper Lee

Harper Lee

Morreu esta sexta-feira a escritora norte-americana Harper Lee, autora de “To Kill a Mockingbirg” (Mataram a Cotovia). 

A morte foi confirmada pela editora HarperCollins, citada pelo The New York Times.

A escritora, que tinha 89 anos, vivia há vários anos num lar perto da casa onde tinha crescido, longe do olhar do público.

Nelle Harper Lee nasceu em Monroeville, Alabama, em 1926.

Em 1960, estreou-se com o romance “To Kill a Mockingbird“, uma história sobre racismo e preconceito nos anos da Grande Depressão, nos Estados Unidos. O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de violar uma jovem branca.

O romance foi um sucesso, valeu o Prémio Pulitzer em 1961, faz parte das leituras recomendadas nas escolas e está traduzido em mais de quarenta línguas. A obra foi adaptada ao cinema em 1962, num filme protagonizado por Gregory Peck.

Em Portugal, o livro foi publicado pela primeira vez em 1964, mas já teve várias edições e diferentes traduções: “Por favor, não matem a cotovia”, “Não matem a cotovia” e a mais recente “Mataram a cotovia” (e ainda “O Sol É Para Todos”, na versão brasileira).

“Mataram a Cotovia” foi, durante 55 anos, o seu único romance, e durante anos o mundo literário esperou por novidades, que chegaram finalmente em 2015, quando Harper Lee publicou a sequela, “Go Set a Watchman” (Vai e Põe uma Sentinela), cujo manuscrito foi escrito há várias décadas mas só recentemente descoberto.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.